Gerry Giacomán Colyer, cofundador e CEO da Clara

IA vai transformar o papel do profissional de customer happiness

Nunca foi tão importante contar com um time sênior e atento às demandas para poder oferecer uma experiência à altura da expectativa dos usuários

Autor: Gerry Giacomán Colyer

A Inteligência Artificial tem sido aplicada nas mais diversas áreas das empresas e todo o seu potencial de transformação está ainda sendo descoberto, mas, talvez, um dos segmentos mais afetados tem sido a área de Customer Happiness, como chamamos a área de  satisfação do cliente. Há anos, o mercado já havia adotado amplamente ferramentas de automação nesse setor, mas agora dá novos e grandes passos com as ferramentas baseadas em IAs generativas.

A princípio, pode parecer que, com isso, quem trabalha com Customer Happiness tenderia a perder sua relevância e seria substituído pelas novas tecnologias, mas, na verdade, o que vejo é o contrário. Mais do que nunca, seu papel deve ganhar importância e se destacar. A ideia é que o profissional evolua de atendente para especialista em satisfação.

Com o tempo que sobra com a implantação da ferramenta, os especialistas podem se dedicar àquilo que é um diferencial competitivo: se sensibilizar com o cliente do outro lado, entender verdadeiramente suas dores e necessidades e oferecer uma experiência de excelência, com mais foco e cuidado. 

Isso é particularmente importante em um contexto em que 60% dos clientes dizem que agora têm padrões mais elevados de atendimento ao cliente, conforme dados da própria Zendesk. Ou seja, nunca foi tão importante contar com um time sênior e atento às demandas para poder oferecer uma experiência à altura da expectativa dos usuários. 

Diante desse cenário, quem atua em Customer Happiness ganha protagonismo dentro das organizações pois, por ser linha de frente na interação com os usuários, tem uma compreensão sobre os pontos de melhoria e de oportunidades que são de extrema importância para as áreas de produto e operações, por exemplo. Em posse do imenso volume de dados que a Inteligência Artificial fornece, os especialistas no setor podem, inclusive, guiar seus colegas de outras áreas na tomada de decisões. 

Toda essa transformação reafirma minha convicção de que a Inteligência Artificial vem para empoderar o ser humano para atuar com mais excelência. As empresas que adotarem essa postura primeiro serão as que sairão na frente.

Gerry Giacomán Colyer é cofundador e CEO da Clara.

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