Retailtech aproveita potencial do IA generativa para clusterização dos usuários e criação de textos assertivos
A Incentive.me, retailtech do segmento de campanhas de incentivo de vendas, informou a ampliação em 88% da sua eficiência na comunicação com os mais de 80 mil vendedores ativos em sua plataforma. O resultado é fruto da criação de um novo mecanismo que possibilitou o envio de mensagens mais individualizadas e de forma automatizada a partir do uso do ChatGPT. A implementação, iniciada há cerca de um mês, resultou numa clusterização 38 vezes maior da comunicação junto aos vendedores, registrada no repertório de seu app, saltando de 70 para mais de 2600 opções de mensagens.
Para isso, a marca utilizou todo o potencial da ferramenta, que ficou popularmente conhecida no final de 2022, não só para a criação dos textos, mas também para clusterizar os usuários. Diante dessas caracterizações, que são informadas em formato de códigos, o ChatGPT formaliza conteúdos respeitando os fatores condicionantes apontados. Como consequência, os textos, que agora chegam em poucos segundos aos celulares dos vendedores, são criados com base em uma abordagem muito mais segmentada e individualizada às situações e comportamentos de cada profissional.
De acordo com Jansen Moreira, CEO e fundador da Incentive.me, o uso do ChatGPT tem se mostrado um auxiliar importante na missão de acelerar o engajamento dos vendedores nas campanhas de incentivo. “Com essa comunicação mais personalizada os vendedores tendem a se envolver mais nas ações, melhorando seus resultados pessoais e os da empresa. Nossa decisão de implementar a IA de forma pioneira no mercado baseia-se no reconhecimento do potencial transformador da tecnologia e na busca por oferecer um diferencial competitivo aos nossos clientes e parceiros”.
IA conectada com as projeções da empresa
No ano passado, a Incentive.me registrou um crescimento de 95% em seu faturamento em relação a 2021. Para este ano, a previsão da retailtech é de que esse montante arrecadado amplie em 112%, atingindo a marca de R$ 15 milhões. Segundo o CEO, a nova aplicação terá um papel importante para que a expectativa seja concretizada, além dela ter aberto o caminho para uma série de investimentos envolvendo a criação de novas soluções na companhia. “Estamos animados com os primeiros resultados obtidos com a implementação da inteligência artificial. Embora reconheçamos que há muito trabalho pela frente, dada a novidade e complexidade do projeto, estamos felizes em constatar os ganhos de eficiência que já estamos alcançando. Nos próximos anos, a Incentive.me já planeja investir de forma significativa na tecnologia, buscando ampliar nossa escala, visibilidade e transparência nas vendas”.