Inteligência artificial aconselha clientes no Santander 

Solução Gent& On gera alertas e dá conselhos personalizados para melhorar gestão financeira dos clientes 

0
119
Flávio Morais, superintendente executivo de estratégia digital do Santander
Flávio Morais, superintendente executivo de estratégia digital do Santander

O Santander Brasil está disponibilizando a partir deste mês, de forma gradual, no seu aplicativo para celular, o Gent& On – uma solução baseada em inteligência artificial que permite ao cliente receber alertas personalizados e em tempo real sobre a sua saúde financeira. O que envolve uma visão sobre os gastos e hábitos de consumo, dando ao correntista maior clareza sobre o destino do seu dinheiro.

A inteligência artificial da ferramenta se baseia na análise do histórico de movimentações do cliente em sua conta corrente e cartões. O correntista é avisado, por exemplo, se as parcelas de um empréstimo que possui em outro banco têm condições melhores no Santander. Há também alertas sobre a possibilidade de redução de custos com um serviço de assinatura desnecessário, como dois streamings de música. A ferramenta sugere utilizar um só para equilíbrio do orçamento mensal. O cliente pode ainda estabelecer limites para seus gastos mensais e ser avisado quando essa meta ficar ameaçada pelo ritmo das despesas.

Além disso, a plataforma analisa as transações do cliente e notifica se um pagamento (por exemplo, uma conta de energia elétrica) teve uma grande alteração de valor, se foi paga em duplicidade, ou se está em atraso. Também realiza categorização dos gastos por tipos de despesas. O correntista ainda pode receber avisos prévios de um cartão do banco quando estiver próximo de expirar, lançamento não habituais em sua conta, como créditos de restituição do imposto de renda e dividendos, entre outros.

“A clareza das informações é uma das principais características da solução que o Santander está trazendo para o Brasil. O objetivo é possibilitar a qualquer pessoa assumir o controle e gestão da sua vida financeira”, afirma Flávio Morais, superintendente executivo de estratégia digital do Santander. O executivo cita como exemplo da objetividade dessa solução a seguinte mensagem de alerta emitida pelo aplicativo: “este mês você gastou R$ 50 a mais com aplicativos de transporte do que no mês passado”. Assim, o usuário pode reavaliar seus hábitos e fazer os ajustes necessários para não comprometer o seu orçamento nos próximos meses.

De acordo com Morais, a solução foi desenvolvida para garantir ao cliente que informações importantes sobre sua vida financeira não passem despercebidas. Isso é feito por meio de dicas e sugestões personalizadas, conforme a inteligência artificial vai aprendendo mais sobre os hábitos do cliente”. Um Quiz no formato “adivinhe quanto você gastou na semana passada em determinado estabelecimento” ajuda os usuários a saber onde estão gastando os seus recursos.

A nova solução digital já vem sendo utilizada pelo Santander desde o final do ano passado em algumas de suas operações na Europa, como o Reino Unido e Espanha. No Brasil, chega para aumentar as funcionalidades da ferramenta Santander ON, que atualmente conecta o cliente a informações de sua vida financeira, como renda, limites, regularidade do seu CPF e eventuais restrições nos serviços de proteção ao crédito. Futuramente, ainda irá agregar informações de outros bancos, concedidas pelo cliente (por meio do open finance), para trazer uma visão unificada de sua vida financeira.