Estudo da Kantar Ibope Media registra que 93% da população já possui dispositivos inteligentes
Os dispositivos inteligentes, principalmente aqueles com inteligência artificial, são cada vez mais vistos como essenciais para auxiliar uma rotina. Prova disso é que 87% dos brasileiros afirmam que gostam de produtos que facilitem seu dia a dia. O dado faz parte do “Tecnologia, mas e A.I.?”, conteúdo temático Data Stories lançado pela Kantar Ibope Media, cujo material apresenta uma análise de como os avanços tecnológicos facilitam o acesso e o consumo de mídia.
De acordo com o levantamento da divisão de pesquisa de mídia da Kantar, mais de nove em cada 10 brasileiros já possuem dispositivos inteligentes. Analisando individualmente, destacam-se smartphone (88%), TV conectada (59%), smartspeaker (6%), smartwatch (5%) e smartband (2%). Com destaque, também, para o acesso à internet via smart devices no Brasil em relação a outras partes do mundo. Por meio do Target Group Index Global Quick View, que compara dados de 35 nações, o país está entre as 10 principais, sendo, mais especificamente, a sexta colocada.
O estudo ainda constatou que as pessoas menos acostumadas à tecnologia – as chamadas Low Techs – vêm diminuindo nos últimos anos: passaram de 46% em 2020 para 27% em 2022. A maioria é composta por mulheres (58%), com mais de 45 anos (47%) e das classes D e E (16%).
No momento da compra
Segundo dados do Target Group Index, em 2022, 87% das pessoas procuraram os melhores preços ao comprar um equipamento eletrônico e 79% buscaram a maior quantidade de informações possíveis sobre os devices antes de adquiri-los. Além disso, 75% esperaram até a tecnologia ficar mais barata e 58% dizem ser importante sincronizar todos seus aparelhos eletrônicos.