O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais

Juntos Somos Mais e Anamaco lançam indicador do varejo da construção 

“Termômetro JS+ Anamaco” traz dados e insights inéditos sobre o comportamento do comércio varejista de materiais de construção no país

A Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização e na propagação de benefícios para o setor da construção civil, e o Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), anunciaram o lançamento do “Termômetro JS+ Anamaco”, novo indicador do varejo da construção elaborado pela vertical de inteligência da empresa.

O estudo, cuja primeira edição já foi publicada, reúne um conjunto de informações que permite analisar o panorama geral do varejo de materiais de construção (matcon), além de trazer insights que apoiam a tomada de decisão dos principais atores do setor de construção, como indústrias, varejistas, distribuidores e atacadistas. “Como a Juntos Somos Mais opera o maior e mais abrangente ecossistema do varejo de matcon do país, seu histórico de transações, on-line e off-line, entre indústria e varejo, fornece todas as informações necessárias à elaboração de um dos mais completos mapas de performance e análise de tendências do comércio varejista da construção civil”, afirmou Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais.

Segundo a executiva, “o ‘Termômetro JS+ Anamaco’ se diferencia de outros índices do mercado por sua cobertura de dados, análise por regiões e indicadores exclusivos. A ferramenta combina dados agregados das transações de indústrias e lojistas de matcon com números da pesquisa Tracking Anamaco, que utiliza a metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviews) para a coleta das informações”.

Além disso, a medição abarca diversos segmentos de lojas e categorias do segmento, como cimento, aço hidráulico, tintas, materiais elétricos, ferramentas elétricas e manuais, fechaduras, entre outros. Dessa forma, permite mensurar informações como sell-in (vendas do fabricante para o varejista), positivação (quantidade de lojas comprando das indústrias) e variação de preços (comparação do valor dos itens vendidos para as lojas de materiais de construção). O estudo também traz comparativos mensais, anuais e dentro do intervalo dos últimos 12 meses, além de discriminar os dados por regiões.

“O novo indicador traz um termômetro de vendas essencial para a economia, uma vez que reflete as tendências e necessidades do mercado. Estamos confiantes de que será um recurso valioso para orientar decisões e promover o crescimento sustentável do setor”, destacou Cassio Tucunduva, presidente da Anamaco.

Em sua primeira edição, O Termômetro do Varejo da Construção Civil vai considerar a análise de dados de mais de 21 milhões transações de vendas, em todas as regiões do país, com base em dados dos últimos três anos, além de se basear em entrevistas realizadas mensalmente com mais de 600 lojas de matcon.  Com a publicação de atualizações mensais e edições consolidadas anualmente, a ferramenta deve se consolidar como referência para apoiar estudos de mercado, bem como o planejamento estratégico e tático de todos os players do setor.

“As informações contidas no Termômetro são fundamentais para, de um lado, a indústria gerenciar suas ofertas e reorganizar prateleiras no ambiente digital, e, do outro, para os lojistas repensarem estratégias e acompanharem os movimentos de mercado na hora de reporem seus estoques”, afirmou Katia Ratnieks, consultora do Instituto de Pesquisas da Anamaco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima