A Kangu, plataforma digital que viabiliza soluções logísticas, e Aftersale, empresa especialista em soluções para o pós-venda, anunciaram a parceria para melhorar as alternativas voltadas aos processos que envolvam logística reversa. Além de mais agilidade, custo competitivo e menos impacto ambiental, o intuito é propiciar mais praticidade e comodidade para clientes de grandes e-commerces em todo o Brasil a partir da integração entre as duas plataformas.
Por meio da Kangu, agora os clientes terão acesso aos mais de 3 mil pontos espalhados pelo país para que o cliente possa fazer sua troca ou devolução. “Os pontos Kangu são estabelecimentos comerciais de bairro, devidamente preparados para recebimento e entrega de pacotes diversos. Eles funcionam como hubs locais, que reduzem distâncias e permitem que as entregas e retiradas de mercadorias sejam feitas por mobilidade reduzida – seja a pé ou por veículos adequados às vias dos bairros”, explicou Marcelo Guarnieri, CEO da Kangu.
Segundo ele, na cidade de São Paulo, por exemplo, qualquer morador da cidade está, em média, a 700m de distância de um ponto Kangu. “Dentre inúmeras vantagens, vale frisar a questão de tempo, pois nestes estabelecimentos a possibilidade de filas é mínima, o tempo de espera é praticamente nulo e existe ainda a opção de horários alternativos – fora do expediente comercial das tradicionais agências de envios”.
Conforme assegura ainda o executivo, a parceria firmada com a Aftersale torna possível solicitar a troca a qualquer hora do dia ou da noite e o processo é 100% digital, sem etiquetas ou impressões. “Os novos serviços colaboram para que e-commerces ofereçam diferenciais competitivos após a finalização de ‘compra aprovada’. Trata-se de soluções de automação para ajudar os varejistas, proporcionando um serviço mais ágil, escalável, completo e seguro ao comércio digital, reduzindo, assim, o custo de aquisição de novos clientes e o aumento de receita das lojas on-line. Dessa forma, as trocas e devoluções se tornam uma fonte de receita por meio da recorrência de compra e aumento do LTV”.
Um dos objetivos da empresa é manter continuidade no aumento gradativo de soluções. “Temos todas as ferramentas para transformar verdadeiramente a etapa do pós-venda de grandes varejistas, com resultados consistentes para os e-commerces. Essas soluções são imprescindíveis para contornarmos algumas estatísticas, a exemplo dos 50% de clientes que desistem da troca por conta da burocracia envolvida no processo e, destes, 90% não voltam a consumir na mesma loja”, explicou Guarnieri.
As soluções apresentadas através dessa parceria antevêem e minimizam gaps – como relacionamento com cliente, tratativas e escala na resolução de demandas de atendimento, retenção de receita com recuperação de estornos, aumento de LTV e otimização de tempo e recursos. “Conseguimos proporcionar maior confiança e empoderamento do consumidor, resultando numa maior fidelização de clientes”, afirma o Leonardo Frade, CEO da Aftersale que, em parceria com a Kangu, já atende empresas como a Shoulder e Rubro Negro.