Guilherme Favaro

Loja do Mecânico anuncia Guilherme Favaro como CEO

Executivo assume com o mandato de impulsionar o crescimento da empresa, com expansão de canais de venda e promovendo a omnicanalidade aos clientes

A Loja do Mecânico, omnicanal de máquinas e ferramentas, anunciou Guilherme Favaro como seu novo CEO. Há um ano ocupando a liderança financeira da empresa, Favaro assume a posição com o objetivo de continuar o plano estratégico de crescimento, que passa pela expansão de novos canais de venda e de novos clientes. “O  que reforça uma história de mais de 30 anos como varejista digital especializada, fazendo frente a um mercado avaliado anualmente em mais de R$ 150 bilhões, onde o varejo representa aproximadamente 50%”, explicou Eduardo Sirotsky Melzer, cofundador da Loja do Mecânico.

Nos primeiros sete meses do ano, a Companhia cresceu +16% em vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior, crescendo em todos os canais, sobretudo nas lojas, onde a varejista nativa-digital refinou o modelo de operação e agora enxerga as “mesmas-lojas” crescendo mais que o dobro da inflação. Além disso, o Ebitda aumenta ~30%, fruto de uma expansão para novos canais e uma operação omni bem executada, que amadureceu rápido e ganhou rentabilidade desde o ano passado, quando a companhia investiu na abertura de novas lojas, expansão logística e contratação da nova diretoria.

Aceleração do plano  

“Estamos felizes em nomear o Favaro como CEO da Loja do Mecânico. Após um ano na posição de CFO, com destaque na revisão do framework de abertura de loja, na otimização do capital de giro e, principalmente, na gestão do time, estamos entusiasmados com esse movimento e o consideramos a pessoa certa para o desafio, tanto pelo lado das competências quanto pelo alinhamento de valores. Estamos confiantes no crescimento consistente para os próximos anos”, comentou Márcio Gurgel, que fundou e começou a história da Loja do Mecânico.

Favaro traz uma sólida experiência multidisciplinar para a posição, com passagens em bancos de investimento nas áreas de fusões e aquisições e mercado de capitais. Ocupou ainda posições de liderança na Tok&Stok, varejista referência em móveis e decoração no Brasil, na BCredi (Creditas), um dos líderes em soluções de crédito com garantia em imóveis, além de experiências internacionais na RHI Magnesita, líder global da indústria de refratários. Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e em Engenharia Financeira pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne, sua liderança comprovada e visão estratégica agregarão muito, em um momento importante de transformação da Loja do Mecânico.

“É um privilégio assumir a liderança da Loja do Mecânico, uma companhia 100% brasileira e protagonista de sucesso. O mercado de máquinas e ferramentas é dinâmico, competitivo e vital para o desenvolvimento do Brasil, com muitas oportunidades para que um líder de referência se fortaleça e ganhe mais protagonismo no setor. A Loja do Mecânico, com sua operação nativa digital, está bem posicionada para crescer em novos canais e promover a estratégia multicanal. Estamos crescendo em média 25% ao ano nos últimos 5 anos e fecharemos 2024 com R$1,6 bilhão de vendas. Queremos ser um parceiro estratégico para os fornecedores e a solução completa para os nossos clientes, oferecendo um ecossistema além do varejo, que vai desde conteúdos técnicos e eventos, como O Mecânico, Revista Carro e nosso Congresso, até um amplo portfólio de produtos para segmentos muito além da mecânica automotiva, com opções de marcas que atendam desde clientes entusiastas do “faça você mesmo” até profissionais técnicos da indústria e independentes, todos com foco em qualidade, inovação e praticidade”, comentou o novo CEO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima