Eduardo Galanternick, vice-presidente de negócios do Magalu

Magalu aposta na venda via WhatsApp e lança catálogo na plataforma

Em fase de testes, empresa está analisando o comportamento do consumidor, taxas de abandono de carrinhos, entre outras métricas de desempenho antes de liberar o uso para toda a base 

O Magalu anunciou que, em fase de teste, passa a oferecer o WhatsApp como mais um canal de compras para seus mais de 37 milhões de clientes ativos. Em parceria com a Meta e o Smarters, a companhia tem agora todo o seu marketplace disponível no catálogo do aplicativo. O Magalu e a Época Cosméticos são as primeiras empresas a usar o sistema no Brasil. “Há uma nova forma de vender a partir do comércio conversacional e o WhatsApp nos permitiu isso, de forma pioneira no Brasil”, afirmou Eduardo Galanternick, vice-presidente de negócios do Magalu. 

Enquanto na análise de Guilherme Horn, head do WhatsApp para mercados estratégicos na Meta, “esse aplicativo faz parte do nosso dia a dia e as pessoas já esperam poder se engajar com as empresas por mensagens, em experiências ricas, que vão desde a descoberta de um produto, esclarecimento de dúvidas, fechamento da compra, até rastrear o pedido e receber atendimento pós-venda. É isso que torna a experiência de integração de catálogos do Magalu tão valiosa e estamos ansiosos para acompanhar os resultados e expandir a solução”.

A funcionalidade ainda não está disponível para 100% dos clientes. Neste primeiro momento, tanto Magalu quanto Época Cosméticos estão analisando o comportamento do consumidor, taxas de abandono de carrinhos, entre outras métricas de desempenho antes de liberar o uso para toda a base das duas empresas. “Esses estudos não devem demorar muitos dias”, afirma o executivo. “Queremos explorar ainda a possibilidade de Click-to-WhatsApp e entender como usar o recurso nas conversas para gerar vendas”, explica, em referência aos anúncios que levam consumidores direto do feed do Instagram e Facebook para a conversa no WhatsApp.

Atualização em tempo real

Nesse sistema, o portfólio é atualizado em tempo real, incluindo preços e estoque, graças a uma integração de API, realizada pelo Smarter. Ao navegar pelo catálogo das empresas no WhatsApp, os usuários podem checar informações sobre produtos, incluir itens no carrinho e, então, concluir a compra no app do Magalu. São mais de 106 milhões de ofertas disponíveis no marketplace da companhia, distribuídas por mais de 300 mil sellers. 

“Com mais esse modelo, vamos chegar ao que acreditamos ser o caminho natural do varejo. Não estamos fazendo isso para substituir os canais de venda, mas indo ao encontro do desejo do consumidor, explorando uma forma de vender por meio do comércio conversacional”, diz Galanternick.

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