Uso do benefício alimentação, durante a semana, se concentra entre as 12h e 0h, com picos na hora do almoço e final do expediente
O levantamento “Perfil dos Gastos com Mercado por Período e Horário”, realizado pela Alelo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em agosto de 2024, indica que as transações realizadas com o Benefício Alimentação em dias úteis (de segunda-feira à sexta-feira) estão concentrados nas tardes (entre 12h e 18h) e à noite (entre 18h e 0h), com 42% e 31% das compras nesses períodos, respectivamente. Apenas 27% dos trabalhadores usam as manhãs (das 6h às 12h) para essas atividades.
Em dias úteis, há uma concentração em dois momentos do dia: em torno de 12h (7,2% das transações) e, especialmente, por volta das 18h (12,2%). Somado o pico de transações por horário, o período entre 16h e 19h, durante a semana, concentra 39,8% das transações com benefício alimentação em supermercados.
Já aos fins de semana, 39% das transações via Benefício Alimentação ocorrem pela manhã, sendo uma concentração entre 10h e 12h; acompanhada de uma estabilização em um patamar mais distribuído no decorrer do período vespertino (variando entre 5,8% e 7%), mas ainda, importante em volume, com 43% distribuídos ao longo da tarde. A partir das 18h, as transações passam a declinar independentemente do recorte selecionado.
Em se tratando da quantidade de vezes em que o benefício alimentação é utilizado durante a semana, o período da tarde também lidera (42%, em média) em número de transações de segunda a sábado, sendo que, aos domingos, o trabalhador prefere ir ao supermercado nas manhãs (50%).