Bernardo Brandão, CMO da RD Station

Mais de 70% das empresas não alcançaram metas de marketing em 2023

Pesquisa da RD Station, analisa também o uso da inteligência artificial, conversacional, WhatsApp e das operações de e-commerce das empresas

A segunda edição do “Panorama de Marketing”, pesquisa realizada pela RD Station, especializada em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil, mostra que 75% das empresas não conseguiram atingir suas metas de marketing em 2023, ao mesmo tempo em que 36% das equipes de marketing não têm definição das mesmas para 2024. Apesar do cenário desafiador, a maior parte dos entrevistados (78%) tem expectativas de crescimento neste ano.

“Vimos que as empresas seguem com dificuldades de bater as metas de marketing, mantendo os 75% do último “Panorama de Marketing” e, também, um aumento de 25% para 36% versus a edição anterior daquelas que não têm metas definidas. Isso reforça nosso posicionamento sobre a importância da definição de metas claras e indicadores de desempenho para o sucesso das equipes que atuam nessa área, de modo que elas consigam saber se estão evoluindo ou não em suas estratégias. Além disso, é fundamental fazer uso correto dos canais em todos os processos do funil de marketing, desde a geração de leads, bem como adotar tecnologias para melhorar o relacionamento com os clientes e alcançar melhores resultados”, destacou Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

Entre as empresas que tiveram sucesso em atingir seus objetivos, os setores de maior destaque foram o varejo (37%), o e-commerce (34%) e o de saúde e estética (33%).Um destaque positivo observado no estudo foi a queda em praticamente todas as dificuldades de análise de dados, demonstrando um avanço nesse quesito estratégico para as empresas.

Expectativa de crescimento em 2024

Para 2024, mesmo em meio a um cenário com desafios, 78% dos entrevistados revelaram ter expectativas de crescimento e 49% afirmaram que irão investir mais do que em 2023 nas ações de marketing. Dentre os principais objetivos apontados, estão gerar mais demandas de vendas (34%); mais reconhecimento da marca (29%); e inovar  nas estratégias de Marketing Digital (15%). 

Uso de inteligência artificial no marketing

Com a popularização das ferramentas de inteligência artificial desde 2023,  o setor de marketing também passou a fazer uso de recursos de forma estratégica. Se no “Panorama de Marketing” do ano passado 73% dos profissionais destacaram a IA como principal tendência para aumentar a produtividade, nesta edição já se percebe, de fato, o uso por grande parte das equipes de marketing (55% dos respondentes. Segundo a pesquisa, 64% das empresas que usam IA alcançaram seus objetivos, enquanto 34% das que não usam conseguiram atingir as metas. O destaque fica, principalmente, entre as agências de marketing, com 71% de atingimento.

Conversacional e WhatsApp

Quando questionados sobre o uso de canais, o WhatsApp segue em destaque como um dos que mais teve crescimento desde o último ano, sendo utilizado por 70% das empresas em suas estratégias – 60% declararam usar na edição 2023. Os negócios B2C são os que mais utilizam – 72%, frente a 61% dos negócios B2B.

Dentre os principais usos apontados pelos profissionais estão: enviando mensagens individuais ou por lista de transmissão de forma manual (45%); captação de leads com botão de WhatsApp (44%); captação de Leads vindos de anúncios de mídia paga (39%); com uma plataforma que integra WhatsApp e demais canais digitais, como Facebook, Instagram, Telegram, etc.( 34%); manualmente, gerindo grupos de WhatsApp (33%).
Na temática de tendências, o uso do WhatsApp por meio da atuação omnichannel aparece como a segunda tendência mais apontada pelos respondentes. A inteligência artificial segue como principal, com 61% dos respondentes destacando seu uso para mais produtividade e eficiência na operação. “O ‘Panorama de Marketing 2024’ destaca a singularidade do marketing brasileiro em relação ao que se vê em pesquisas similares de outros mercados, e é um verdadeiro guia para os times. Se reflete como um índice de acompanhamento, no qual, a cada edição, conseguimos ver a evolução dos dados e entender o cenário nacional, propondo novas soluções e produtos, bem como iniciativas de educação para potencializar a eficácia das ações estratégicas e o crescimento das empresas”, concluiu Bernardo.

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