Entre os principais motivos citados estão a possibilidade de serem usados como incentivo para compras ou como recompensa em programas de fidelidade
Pesquisa da Blackhawk Network Brasil, empresa especializada na distribuição de cartões-presente, apontou que 96% dos consumidores brasileiros consideram os gift cards como uma boa opção oferecida pelas marcas. O levantamento – que entrevistou 1.040 pessoas no país, com o objetivo de entender os hábitos de consumo em relação ao produto – constatou ainda que os cartões-presente têm grande potencial de fidelizar os consumidores ao longo de toda a jornada de compra.
Entre os principais motivos citados, que tornam os gift card uma boa opção para as marcas, se destacam a possibilidade de uso como incentivo para compras específicas, apontado por 48% dos entrevistados, como recompensa em programas de fidelidade (43%), como incentivo para experimentar um novo produto, marca ou serviço (42%) e como uma forma de se desculpar por um problema enfrentado pelo cliente (38%). Os brasileiros disseram ainda que os cartões-presente podem ser uma opção alternativa para produtos fora de estoque, como forma de reembolso para trocas de produtos ou como pagamento para cobrir produtos quebrados dentro da garantia.
Entre as marcas, os gift cards trazem a oportunidade de ganhos adicionais, visto que as pessoas presenteadas costumam ver o crédito como um desconto ou uma ajuda a mais para uma compra maior – o que faz com que gastem mais do que o valor recebido. A pesquisa constatou que pessoas que ganham cartões-presente de 10 reais têm uma alta probabilidade de gastar um valor muito mais elevado do que o recebido: 82% gastam além do crédito, sendo que a média de gastos adicionais é de 51 reais. O mesmo acontece em outras faixas de preços: 62% das pessoas que recebem cartões de presente de 50 reais gastam mais do que o valor recebido, com uma média de 61 reais de gastos adicionais, enquanto 48% das pessoas que recebem a opção de 100 reais gastam uma média de 91 reais a mais.
“Esse padrão confirma que os cartões-presente, além de atraírem novos, são uma excelente ferramenta para aumentar as vendas das marcas. Mais recentemente, os gift cards também têm se mostrado uma opção muito desejada para resgate em programas de fidelidade, especialmente entre o público mais jovem: a pesquisa mostrou que 72% deles planejam fazer resgates assim neste ano”, explicou Fernanda Carbonari, managing director da Blackhawk Network Brasil.
Gift cards já fazem parte do dia a dia dos brasileiros
A sondagem realizada pela Blackhawk Network Brasil apontou também que os esses cartões estão cada dia mais presentes na rotina dos brasileiros – a exemplo do que já acontece em outros países, como os Estados Unidos. No levantamento, 54% das pessoas disseram ter comprado cartões-presente em 2023 e 84% afirmaram que planejam fazer isso neste ano. “Conforme mais marcas lançam seus próprios gift cards e soluções inovadoras são trazidas para o país, como nosso cartão multimarcas, os brasileiros passam a enxergar ainda mais a opção como uma excelente forma de presentear familiares, amigos e outras pessoas de seus círculos sociais”, complementou Fernanda.
No Brasil, embora os gift cards de marcas únicas continuem tendo grande relevância – 69% das pessoas disseram ter adquiridos essa opção nos últimos meses –, as opções multimarcas ganham cada vez mais espaço: 38% dos entrevistados responderam que compraram esses gift cards nos últimos meses. Essa mesma constatação é percebida pela Blackhawk Network Brasil que viu seu cartão multimarcas “O Melhor Presente Para” passar a representar 7% de todas as vendas, apenas um ano após seu lançamento.
É comum que tecnologias globais criem suas próprias dinâmicas em cada local onde são lançadas. Os brasileiros sempre foram associados a um povo afetuoso e isso se traduz por aqui em uma prática muito comum em relação aos cartões-presente: 95% das pessoas entrevistadas para a pesquisa disseram que são gift cards junto com outros presentes. Essa tendência aparece de maneira ainda mais marcante entre os mais jovens, sendo chocolate, roupas, vinho, videogames e produtos de beleza se destacam entre os itens mais escolhidos.
O levantamento constatou também que os brasileiros preferem dar cartões-presente como forma de agradecimento, em aniversários – com cerca de 4 gift cards dados ao longo do ano – ou em quatro datas comerciais: Dia dos Namorados, das Mães e dos Pais, além da Páscoa. No total, os entrevistados planejam comprar cerca de nove gift cards durante o ano – sem incluir as festas de final de ano.
A digitalização de gift cards é uma realidade no Brasil
O estudo realizado pela Blackhawk Network Brasil evidenciou um ponto já notado nas pesquisas de anos anteriores: o consumidor brasileiro está cada dia mais digital quando se refere à compra e uso de cartões-presente. Enquanto 57% das pessoas disseram ter comprado gift cards físicos em 2023, 75% responderam que adquiriram versões digitais – sendo que 82% planejam comprar essa opção em 2024.
Por aqui, os canais de compra também estão cada dia mais digitais: 74% das pessoas entrevistadas disseram que compram cartões-presente online – sendo que 58% delas fazem isso em e-commerces que comercializam diversas marcas. Ao mesmo tempo, as lojas físicas continuam tendo uma posição importante para os consumidores, já que 66% dos entrevistados continuam comprando gift cards nesses espaços, especialmente em lojas de departamento, de produtos de beleza, de vestuário e em redes atacadistas. No paralelo, cresce entre os brasileiros também o interesse de comprar gift cards por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, tanto entre as gerações mais jovem – 76% expressaram esse desejo – quanto entre as pessoas mais velhas (71%).
Mas não é apenas a forma de adquirir os gift cards que está cada dia mais digital entre os brasileiros. Por aqui, os mais jovens são os que mais adotam a entrega de gift cards por meio de ferramentas digitais, sendo que as redes sociais se destacam como principal plataforma. Em comparação com os consumidores mais velhos, os jovens brasileiros demonstraram uma probabilidade duas vezes maior de entregar gift cards digitais por meio de redes sociais ou por e-mail.