Mais de metade das empresas brasileiras já usa as redes sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn) como ferramenta de marketing. O dado faz parte de pesquisa da Robert Half, empresa de recrutamento especializado, que ouviu 139 analistas, consultores, gerentes, diretores, coordenadores e superintendentes. De acordo com o levantamento, 74% dos gerentes e diretores de marketing usam as mídias sociais de forma estratégica. Quase metade dos entrevistados (49%) trabalha na indústria, mas também foram ouvidos profissionais da área de serviços (29%), varejo (9%) e mercado financeiro (3%), entre outros.
Entre as atividades adotadas pelas corporações nas redes sociais destacam-se o monitoramento de menções à marca (20%), a divulgação de lançamentos (14%), a pesquisa de informações sobre os concorrentes (13%) e a criação de perfis para interagir com o público (13%). A realização de concursos e o recrutamento de novos profissionais aparecem empatados com 11% das respostas.
Apesar do acelerado crescimento da utilização das redes sociais, apenas 24% dos entrevistados afirmaram que suas empresas têm verba fixa para o monitoramento de sua marca nesse meio. Dentre essas, a maioria (45%) destina não mais de 5% do orçamento de marketing digital às redes de relacionamento.