Sandra Montes, Chief Marketing Officer da Olist

Marketplaces serão a fonte principal de vendas na Black Friday 2023 para 73% dos lojistas

Estudo do Olist mostra também que as empresas já se preparam investindo mais em tecnologia para ter sucesso nas vendas

Os lojistas do País estão apostando nos marketplaces como o ponto alto para potencializar suas vendas e otimizar seu faturamento na próxima Black Friday.  Essa predominância é apontada por 73% deles, ou seja, mais do que em vendas realizadas via loja virtual própria, indicadas por 41,7% dos varejistas, seguidos por 29,2% que pensam em investir em redes sociais e 20,6% em suas lojas físicas. As conclusões fazem parte do “Relatório Black Friday 2023 – tendências de compra e venda para a data”, realizado pelo Olist, ecossistema especializado em soluções de e-commerce para PMEs.

“A expectativa para a Black Friday é altíssima entre consumidores. Por isso, se destacar em um período tão concorrido exige que as marcas invistam em experiências de compra memoráveis do início ao fim. Seja em marketplaces, e-commerce ou loja física, a estratégia para a campanha deve ter os clientes e suas necessidades no centro das atenções”, afirmou Sandra Montes, CMO do Olist.

A tecnologia como grande aliada

A segunda edição da pesquisa também identificou que, cada vez mais, os lojistas enxergam a tecnologia como aliada na gestão de seus negócios. O investimento em plataformas de e-commerce é cada vez maior entre quem quer vender mais. No último ano, 34,4% deste público afirmava ter site próprio, já em 2023, o número subiu para 66,3% – crescimento de 92,7%. Esta alta também foi vista nas demais soluções – o uso de ERP cresceu 62,4%, PDV (ponto de venda) teve alta de 290% e hub de integração aumentou 215%.

Na concepção de Alexander Clein, diretor comercial do Olist, “as empresas estão usando cada vez mais a tecnologia a favor dos negócios e isso traz muitas vantagens competitivas – gera eficiência, alta performance e economia de tempo e dinheiro. Estas ferramentas e sistemas que se destacaram no estudo – e-commerce, ERP e hub de integração -, eliminam obstáculos e aceleram resultados de todos os empreendedores e empreendedoras que buscam o seu espaço na internet”.

Além de garantir que suas oportunidades de vendas sejam potencializadas, os lojistas sinalizaram que também se preocupam com eventuais problemas nas vendas on-line. De acordo com a sondagem, 12,9% temem sofrer com atrasos na entrega dos seus produtos, enquanto 6,7% se preocupam com as reclamações no pós-venda. Elementos estes que se relacionam diretamente com a experiência de compra dos usuários nos marketplaces.

O Relatório Black Friday 2023 ainda aponta que os consumidores brasileiros estão planejando abrir a carteira na Black Friday deste ano. Quase 50% do público pretende gastar mais de R$500 na campanha, enquanto só 28,5% deve consumir abaixo desse valor. Isso indica o interesse do público em investir em produtos de maior ticket médio, como por exemplo eletrodomésticos e eletrônicos.

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