Estudo do Olist mostra também que as empresas já se preparam investindo mais em tecnologia para ter sucesso nas vendas
Os lojistas do País estão apostando nos marketplaces como o ponto alto para potencializar suas vendas e otimizar seu faturamento na próxima Black Friday. Essa predominância é apontada por 73% deles, ou seja, mais do que em vendas realizadas via loja virtual própria, indicadas por 41,7% dos varejistas, seguidos por 29,2% que pensam em investir em redes sociais e 20,6% em suas lojas físicas. As conclusões fazem parte do “Relatório Black Friday 2023 – tendências de compra e venda para a data”, realizado pelo Olist, ecossistema especializado em soluções de e-commerce para PMEs.
“A expectativa para a Black Friday é altíssima entre consumidores. Por isso, se destacar em um período tão concorrido exige que as marcas invistam em experiências de compra memoráveis do início ao fim. Seja em marketplaces, e-commerce ou loja física, a estratégia para a campanha deve ter os clientes e suas necessidades no centro das atenções”, afirmou Sandra Montes, CMO do Olist.
A tecnologia como grande aliada
A segunda edição da pesquisa também identificou que, cada vez mais, os lojistas enxergam a tecnologia como aliada na gestão de seus negócios. O investimento em plataformas de e-commerce é cada vez maior entre quem quer vender mais. No último ano, 34,4% deste público afirmava ter site próprio, já em 2023, o número subiu para 66,3% – crescimento de 92,7%. Esta alta também foi vista nas demais soluções – o uso de ERP cresceu 62,4%, PDV (ponto de venda) teve alta de 290% e hub de integração aumentou 215%.
Na concepção de Alexander Clein, diretor comercial do Olist, “as empresas estão usando cada vez mais a tecnologia a favor dos negócios e isso traz muitas vantagens competitivas – gera eficiência, alta performance e economia de tempo e dinheiro. Estas ferramentas e sistemas que se destacaram no estudo – e-commerce, ERP e hub de integração -, eliminam obstáculos e aceleram resultados de todos os empreendedores e empreendedoras que buscam o seu espaço na internet”.
Além de garantir que suas oportunidades de vendas sejam potencializadas, os lojistas sinalizaram que também se preocupam com eventuais problemas nas vendas on-line. De acordo com a sondagem, 12,9% temem sofrer com atrasos na entrega dos seus produtos, enquanto 6,7% se preocupam com as reclamações no pós-venda. Elementos estes que se relacionam diretamente com a experiência de compra dos usuários nos marketplaces.
O Relatório Black Friday 2023 ainda aponta que os consumidores brasileiros estão planejando abrir a carteira na Black Friday deste ano. Quase 50% do público pretende gastar mais de R$500 na campanha, enquanto só 28,5% deve consumir abaixo desse valor. Isso indica o interesse do público em investir em produtos de maior ticket médio, como por exemplo eletrodomésticos e eletrônicos.