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Marilia Goldschmidt, gerente de marketing da Moove

O caminho para antecipar tendências e atender às novas necessidades dos clientes

Executiva da Moove descreve a forma de atuação da empresa para acompanhar as transformações no mercado

Com a infinidade de marcas, modelos e tipos de veículos saindo das inúmeras montadoras, a diversificação dos motores também se ampliou, com cada um exigindo um tipo de lubrificante mais adequado. Essa evidência levou a Moove, multinacional brasileira pertencente ao grupo Cosan e responsável pela fabricação e comercialização dos lubrificantes Mobil, a sofisticar seu modo de atuação e comunicação com o público – distribuidores, revendas, influenciadores (mecânicos) e consumidor final. Por meio de pesquisas e meios de aproximação, a empresa está conseguindo disseminar conteúdo para a escolha do óleo ideal para cada veículo, além de agir com uma forte agenda de práticas ESG. Traçando um quadro geral dessas transformações, Marilia Goldschmidt, gerente de marketing da Moove, participou, hoje (04), da 1003ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Logo de início, Marilia lembrou que, se há pouco mais de 20 anos, havia, no Brasil, quatro grandes montadoras, de onde saíam poucos  modelos de carros, caminhões e motos, hoje surge uma infinidade de modelos, com motores distintos e mais de 20 montadoras disputando o mercado. “Ao desenvolverem novos motores, nasce uma demanda por novos lubrificantes, o que nos obriga a, antes de conhecer as necessidades do consumidor na ponta, estabelecer um relacionamento muito estreito com quem desenvolve o motor.” Nesse sentido, a Moove tem engenheiros especialistas que acompanham essa elaboração in loco e voltam à empresa para conduzir a fabricação dos novos lubrificantes, buscando garantir melhores performances, economia de combustível, extensão do intervalo de trocas, etc., e responder algumas dores dos consumidores.

Em cima disso, a executiva destacou que a empresa já se debruça sobre produtos que serão lançados daqui há dois anos, o que traz grande complexidade em relação ao que era feito antes. “Hoje, lidamos com centenas de SKUs para atender os consumidores do setor automotivo, nos antecipando às tendências, ao mesmo tempo em que, sobre os produtos mais atuais que entrarão no mercado ano seguinte, o modo de agir é diferente. Realizamos pesquisas para entender quais as demandas dos consumidores e dos influenciadores que são os mecânicos, aqueles que recomendam o lubrificante ao consumidor final.” É a partir dessa massa de informações que a empresa passa a estudar o que irá propor em ações de relacionamento, planos de marketing e quais soluções entregar para esses diferentes tipos de público.

Instigada a responder de que forma a Moove chega às informações sobre o consumidor final, atuando no modelo B2B, ela explicou há uma estratégia nas áreas de marketing e comercial de capturar inputs por meio de SAC, social listening, eventos de aproximação e vendas on-line, “onde revendas atendidas pelos distribuidores nos dão acesso a muitas informações e onde conseguimos impulsionar outros produtos que não só o lubrificantes de motores”. Nessa linha, ela destacou uma ferramenta disponibilizada no site que é a “Encontre o óleo ideal para o seu veículo”, que, segundo garantiu, conta com 30 mil acessos mensais. “Por meio das informações passadas pelo usuário sobre a montadora, o modelo do carro, o ano de fabricação, conseguimos indicar, dentro do nosso portfólio, qual o produto mais adequado.” Pela existência dessa diversidade de tipos de lubrificantes, um dos trabalhos da Moove , segundo Marilia, é disseminar conteúdo sobre as características dos óleos. “O consumidor tem de entender que, para cada tipo de veículo, há mesmo um lubrificante ideal.”

Houve tempo para a executiva explicar a relação com os heavy users e a preocupação da com as práticas ESG, como as bombonas de plástico reciclado e a troca inteligente, com a oferta de óleo a granel, reduzindo o consumo e o descarte de embalagens no meio ambiente, entre outros assuntos. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1001 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA volta na segunda-feira (07), trazendo Ronaldo Ribeiro, CEO da Farmax, que falará do potencial de consumo na base da pirâmide; na terça, será a vez de Leandro Thot, diretor de marketing do Will Bank; na quarta, Renata Kasahara, head de marketing da SIG para América do Sul; na quinta, Bia Dominguez, head de CX da Alice; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Live Marketing: Como se diferenciar na era da experiência?”, reunindo Andréa Pitta, CEO da Fibra.ag, Silvana Torres, presidente da Mark Up, Fernando Figueiredo, CEO da Bullet, e Marcos Pirozzelli, CEO da Accuracy.

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