O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

O potencial do mercado de TI



A Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, em parceria com a Finep, realizou um estudo que mostra a visão do mercado global e o posicionamento do Brasil no mercado internacional de serviços de Tecnologia da Informação. Essa é uma iniciativa em conjunto com o Governo Federal e contou com o apoio do MCT, MDIC, BNDES, APEX e ABDI. Encomendado à consultoria A.T. Kearney, o estudo será utilizado para nortear os esforços conjuntos entre Governo e iniciativa privada, para posicionar o Brasil entre os três principais players globais no setor de TIC.

 

Segundo a A.T. Kearney, a América do Norte e a Europa contam com 77% da demanda global de serviços de ITO – BPO, sendo que no mercado global este setor gerou US$ 819 bilhões em 2008, apresentando crescimento de 9,4%. A região também é a principal compradora de offshore outsourcing. Os números do mercado global saltaram de US$ 50 bilhões em 2007 para US$ 70 bilhões em 2008; e há previsão de um crescimento de 20% nos próximos anos, atingindo US$ 101 bilhões em 2010. A consultoria constatou que o Brasil aprimorou sua competitividade como um destino para offshore outsourcing e hoje tem recebido uma parcela cada vez mais representativa deste mercado.

 

Principais pontos sobre o mercado brasileiro:

 

– O Brasil desenvolveu sua competitividade como um destino para o offshore, passando do 10º lugar em 2005 para o 5º em 2007.

 

– O país é o terceiro colocado em recursos humanos e ambiente de negócios.

 

– Com a liderança da Índia no mercado de offshore, o Brasil competirá com outros destinos emergentes (China, México, Argentina, Chile, entre outros) para dividir metade dos cerca de US$ 31 bilhões que serão movimentados no setor, nos próximos dois anos.

 

– Para o Brasil se tornar um dos três principais players globais do setor de TIC, a questão tributária deverá ganhar atenção especial neste e nos próximos anos.

 

– Enquanto mantém sua estratégia diferenciada, o Brasil deve monitorar e melhorar constantemente sua posição competitiva em termos de custos.

 

– Desenvolver as companhias sediadas no Brasil deve ser o foco para fortalecer a oferta de serviços.

 

– O Brasil está apto a oferecer soluções inovadoras através de seus recursos altamente especializados e seu sofisticado mercado interno, especialmente em verticais como finanças, varejo, manufatura, comunicações e serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima