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Felipe Mendes, diretor-geral da GfK para América Latina

O que esperar do consumidor nos próximos cinco anos

Estudo “Consumer Life”, da GfK indica segurança, ecologia e consumo consciente como as principais tendências guiando o comportamento dos clientes

Diante do cenário de constantes e rápidas mudanças, a maioria dos consumidores demonstra a esperança de que tudo os leve a um amanhã melhor. O otimismo cede lugar a uma postura mais prudente sobre o futuro. A constatação faz parte da pesquisa “Consumer Life”, da GfK, propondo-se a uma análise detalhada do que esperar deste público pelo menos nos próximos cinco anos.

“As crises não apagam tendências preexistentes, mas influenciam em novas trajetórias, e as transformações culturais e sociais ajudam as marcas a se reinventarem para o novo futuro e precisamos ter em mente que em cinco anos, o grande poder de compra estará nas mão da Geração Z”, analisou Felipe Mendes, diretor-geral da GfK para América Latina. Dentro deste contexto, o estudo “Consumer Life” aponta três grandes tendências, que precisam ser levadas em conta nas tomadas de decisões das marcas:

Segurança

No topo das tendências mundiais desde antes de 2020, a segurança é algo que os consumidores buscam não só em relação a sua saúde e bem-estar, mas também com relação às ameaças virtuais e físicas.

Consciência ecológica

Recém-chegada na segunda posição das tendências de comportamento do consumidor, a consciência ecológica está atrelada à percepção de que as mudanças climáticas que acontecem são muito graves. Essa é a visão de 71% das pessoas no mundo.

Consumo consciente

Após a pandemia, os consumidores ficaram mais criteriosos, na busca por produtos e serviços de alta qualidade, e que estejam de acordo com suas necessidades.

Na avaliação de Felipe, “essas tendências vão ao encontro das mudanças de valores da sociedade também impactam diretamente o modo de consumir. As marcas que estão conectadas com o seu público sabem que entender os valores que se destacam a cada geração podem ajudar a definir inovações, mensagens e até o portfólio de produtos e serviços”.

O diretor-geral lembra que, desde 2014, o principal valor que os brasileiros honram é a honestidade. “Isso já diz muito sobre a visão que o consumidor terá de uma marca e um produto ou serviço. Se não houver transparência nessa relação, há grande chance de uma ruptura de imagem, gerando perdas expressivas para os negócios”.

Os valores fundamentais tendem a permanecer relativamente consistentes, na concepção do executivo. “Mas eles evoluem e se manifestam de novas maneiras, ajudam a entender nuances de comportamento além da demografia, cultura e outros fatores e podem informar estratégia de produto, mensagens, posicionamento da marca e muito mais. As tendências são consequência das mudanças de valores e essa união de percepções precisam ser os guias nas tomadas de decisão de um negócio”.

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