Luis Paulo dos Santos, diretor de Marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre

O que mudou no mercado automotivo?

A crise sanitária alterou a vida de todos e, mesmo após um ano, medidas restritivas e de distanciamento social se fazem necessárias – o que reduziu a necessidade de deslocamentos diários e impactou a mobilidade urbana. Neste contexto, o Mercado Livre realizou uma pesquisa, em sua plataforma, para entender as diferentes questões relacionadas com a forma de se locomover e identificar tendências no segmento de compra de veículos.

No segundo semestre do ano passado, houve aumento de 35% na intenção de compra de motos, em relação aos níveis pré-pandêmicos, segundo levantamento do marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços (VIS) do Mercado Livre. Os modelos de carro mais buscados na plataforma são hatch e sedã respectivamente. No Brasil, a demanda por SUVs novos cresceu 64%, se comparada com fevereiro de 2020 ao mesmo mês em 2021, subindo do quarto para o terceiro lugar e superando a busca por pick-ups. Quando questionados sobre qual o meio de transporte priorizam, quase 3 em cada 4 inquiridos responderam carro (69%), 19% preferem a motocicleta, 7% transporte público e 5% bicicleta. Ao perguntarmos por que priorizam o carro para se locomover na cidade, 48% apontou a segurança como principal motivo. Além disso, 27% não querem usar diretamente o transporte público.

“Sabemos que esse é um momento de transformação na sociedade e no setor automotivo. Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas de mobilidade, e é nosso papel apontar tendências de mercado e viabilizar negócios. Essa pesquisa mostra a importância do carro para o brasileiro e aponta para o aumento do consumo de motocicletas, refletindo a busca por segurança e por um transporte individual”, explica Luis Paulo dos Santos, diretor de Marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima