O risco vale a pena?

Chega um momento que toda empresa precisa investir em sua expansão e modernização, mas geralmente não há dinheiro em caixa. Para isso, muitos empresários recorrem ao crédito. Segundo José Valter de Freitas, superintendente de negócios empresariais do Banco do Nordeste, o crescimento pela busca do crédito jurídico também acontece principalmente pelas vantagens oferecidas. “Ele oferece menores taxas do mercado, financiamento de até 100% do investimento para as micro e pequenas empresas, financiamento do capital de giro associado ao investimento, além de taxa de juros e prazos diferenciados”, completa.
Na opinião de Luciano Nakabashi, o crédito jurídico abre novas possibilidades para os empresários, já que você pode fazer um investimento que você não faria se não tivesse o sistema financeiro para fazer essa ponte de “emprestador” para “tomador”.  “Se eu quero abrir um negócio e eu não tenho meu capital próprio, com um capital financiado eu posso fazer isso.”
Mas para que haja crescimento nos negócios e facilidade de acesso à essa modalidade, segundo Freitas, um elemento importante é a manutenção na competitividade das linhas de crédito administradas pelo Governo Federal, principalmente com relação aos encargos, prazos e desburocratização do acesso ao crédito. “Além disso, outro fator fundamental para um melhor desempenho das concessões de crédito é o aquecimento da economia, que proporcionará o aumento do faturamento das empresas existentes, consequentemente a necessidade de ampliação dessas, além de motivar o surgimento de novos empreendedores no mercado”, acrescenta o executivo.
Embora esse tipo de crédito seja importantíssimo para o crescimento das empresas, os empresários ainda enfrentam algumas dificuldades no que diz respeito ao planejamento na hora de adquirir esse crédito, segundo Danilo Dupas, coordenador do curso de pós-graduação de gestão financeira corporativa do Unisal. Para ele, as organizações devem reestruturar o negócio e aprimorar esse planejamento. “Há necessidade de gestores com maior conhecimento em gestão financeira nas empresas para mensurar assertivamente os riscos existentes e taxa de retorno dos projetos”, explica.
Do outro lado, Dupas comenta ainda, que o crédito concedido sem análise pode ser perigoso e resultar principalmente na inadimplência da companhia.  “O crédito somente é positivo para empresas que possuem planejamento para aplicação em inovações e/ou expansão. Muitos gestores ainda analisam o negócio somente por meio do fluxo de caixa e se esquecem de desenvolver o próprio negócio, provavelmente fruto do cenário atual e/ou despreparo para os desafios e oportunidades no mercado nacional”, comenta.
E na sua opinião, qual o principal motivo do avanço do crédito para pessoa jurídica? Deixe a sua opinião na enquete do portal Portal Crédito e Cobrança.

Leia também as matérias exclusivas do especial:
Empresas adquirem empréstimo para investir na modernização dos negócios
Apesar das vantagens, empresas precisam se programar para realizar empréstimos
Taxa de juros mais baixa atrai empresários a adquirirem crédito

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O risco vale a pena?



Estratégico para a gestão de qualquer negócio, o conceito de qualidade de dados vem ganhando aos poucos a atenção das empresas nacionais, principalmente pela sua importância para o sucesso da gestão dos clientes. Afinal, um dado errado pode custar caro, inclusive com a perda de clientes. Estudo da QIBras, entidade formada por empresas do setor para difundir o assunto, aponta que o nível de impacto da qualidade da informação na empresa é considerado alto ou muito alto pela grande maioria dos profissionais, somando 86%. Os índices de regular, baixo e muito baixo foram, respectivamente, 9%, 2% e 3%.

 

O diretor do programa de qualidade da informação do MIT, Richard Wang, esclarece que um conjunto de informações de qualidade permite tomar decisões mais assertivas. “Dessa forma, a empresa ganha mercado e aumenta o lucro”, completa. Na mesma linha, Arthur Guitarrari, gerente de novos negócios da Zipcode, avalia que, “com essas práticas, é possível aumentar o número de contatos e ofertas assertivas, seja por mala direta ou e-mail, ou mesmo por ligações telefônicas”.

 

Porém, para que essas informações tenham valor é preciso que sejam gerenciadas como produto, enfatiza Guilherme Rocha, presidente da System Marketing. “Além disso, a informação é um recurso reutilizável e seu valor aumenta à medida do uso”, reforça. Outra medida necessária para garantir a qualidade, apontada pelo presidente da Assesso, Flávio de Almeida Pires, é ter métricas bem definidas.

 

Ciente dessa importância, algumas empresas já vêm colhendo bons resultados como a Editora Abril que utiliza o banco de dados na estratégia de retenção para criar modelos de segmentação, incrementar a receita e melhorar o relacionamento. O Clube do Assinante, por exemplo, desenvolve ações específicas para cada perfil de clientes. Já a SulAmérica criou um projeto de visão única do cliente para gerar conhecimento e assim desenvolver produtos, campanhas de marketing e ações de relacionamento, tendo como base a qualidade da informação. “As empresas estão investindo nessa área porque já têm ciência de que a qualidade da informação é fundamental para a manutenção de um relacionamento transparente e relevante com os clientes”, conclui Edson Barbieri, diretor-geral da ExactTarget Brasil.

 

O assunto será foco da 3ª edição da Conferência Internacional em Qualidade da Informação, marcada para o dia 30 de maio, no Espaço Apas, em São Paulo. Realizado pela QIBras, o encontro irá abordar a evolução dos conceitos da disciplina, as experiências internacionais do uso desses conceitos nas corporações, além do conhecimento a respeito dos avanços no cenário nacional.

 

 

Confira as matérias do portal sobre qualidade da informação:

 


Diretor do MIT fala sobre os pontos a serem considerados nas ações de qualidade de dados

 


Emplasa compartilha dados socioeconômicos de transporte metropolitano

 


Serasa Experian aposta na priorização de informações como sucesso em modelo de negócio

 


Sulamérica investe em projeto de qualidade da informação para ter visão única do cliente

 


HSBC cria projeto para ter acesso fácil aos dados dos clientes em qualquer país

 


Especialista dá dicas sobre como qualificar o ambiente de compartilhamento de informações

 


Consultora aponta formas de demonstrar a importância de investir em qualidade de dados

 


Gerente da Boa Vista explica os impactos do cadastro na economia do país

 


Com a qualidade de dados, empresa consegue desenvolver-se mais rapidamente

 


Pesquisa aponta o nível de impacto da qualidade da informação nas empresas

 


Palestra aborda os conhecimentos sobre o trabalho do setor

 


Segundo painel traz o usuário como chave para solução dos problemas

 


Destacar o que é relevante para reduzir custos

 


Impedir a confusão entre e-mail marketing e spam é fundamental

 


Qualidade da informação deve estar infiltrada no bom desenvolvimento dos processos

 


Conceitos que norteiam projetos de qualidade de dados

 


Abril utiliza banco de dados para criação de estratégias de retenção de clientes

 


Falta de informações sobre cliente final pode trazer perdas aos fabricantes

 


Videocracia impõe novos desafios para a captação de informações

 


A experiência alemã na gestão de dados

 


Informações corretas podem aumentar satisfação dos clientes e produtividade

 


Empresas do setor se unem para a criação da associação QIBras

 


Livro de especialista em tecnologia da informação mostra como chegar lá

 


Embora fundamental, muitas empresas, ainda, sofrem da falta de dados

 

 

Leia mais sobre o assunto na Revista ClienteSA:

 


O mercado brasileiro tem se mostrado maduro quando a questão é qualidade dos dados, com processos consolidados e cases de sucesso. O próximo passo é ampliar a conscientização em relação a sua importância na gestão de clientes

 


Pode-se dizer, com certeza, que a cultura de gestão de qualidade de dados no Brasil nunca mais será a mesma. Para felicidade dos clientes e sucesso das empresas

 


QIBras realiza 1ª Conferência Internacional em Qualidade da Informação trazendo ao país especialistas de referência no mercado

 


Está nascendo a QiBras, uma associação focada na geração de modelos para gestão de qualidade na área de dados, com apoio do tradicional MIT

 

 

Assista também entrevistas exclusivas com especialistas do mercado na TVip:

 


Richard Wang, do MIT

 


Yang Lee, do ACM Journal

 


Danette McGilvray, da Granite Falls

 


Leila Martins, da Serasa Experian

 


Fernando Sacco, da Boa Vista

 


Cecilia Nahas, do Governo de São Paulo

 


Waldir Bissoli, do HSBC

 

Visão única do cliente
Gabrieni Gabry, da Sulamérica

 

 

Participe também do Fórum da ClienteSA no LinkedIn. Em que estágio de maturidade o mercado está na adoção de práticas de qualidade da informação para gestão dos clientes?

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