Miguel Alves Ribeiro, cofundador e CEO da SheerME

O uso do digital para conectar negócios e consumidores no setor de beleza e bem-estar

CEO da SheerME detalha a chegada da startup portuguesa ao Brasil com uma proposta next-gen

A exemplo do que ocorre em restaurantes e outros tipos de estabelecimentos brasileiros, os negócios voltados para beleza e bem-estar já contam com um app intuitivo e conveniente para agendamentos. Trazida de Portugal há pouco menos de um ano, dentro do conceito next-gen, a SheerME é uma plataforma que conecta empreendedores do setor com os consumidores. Atualmente, já são 200 mil usuários e mais de cinco mil parceiros comerciais. Contando como pretende alcançar a meta de um milhão de usuários em breve, Miguel Alves Ribeiro, cofundador e CEO da SheerME, participou, hoje (21), da 971ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Contextualizando o surgimento da empresa, Miguel contou que esta foi a sua terceira startup, aproveitando toda a experiência adquirida anteriormente, inclusive com a criação de um aplicativo para reserva de restaurantes. “Notamos que o momento do setor de restaurantes era muito parecido com o da área de beleza e bem-estar. Ou seja, tinham consciência da importância do digital para se conectar com os consumidores, mas não sabiam como começar. Eles não haviam feito essa transição ainda e as dores eram muito semelhantes. Ao analisar o que existia no mercado, eram plataformas baseadas em SaaS, que ajudavam o empreendedor na gestão do negócio, mas não o conectava com o consumidor.”

Daí surgiu a ideia de fornecer o software gratuitamente ao profissionais e donos de estabelecimentos de saúde e beleza, trazendo os consumidores para dentro da plataforma, gerando negócios e aumentando a pegada digital no setor. “Constatamos que menos de 10% dos serviços oferecem uma alternativa on-line para se fazer um agendamento com confirmação imediata. Faltava no mercado uma plataforma onde o consumidor digitalizado consiga encontrar aquilo que precisa, com facilidade de marcar, pagar e ainda ter benefícios. Um ecossistema que permita que a pessoa, no final da noite, consiga marcar um cabeleireiro para o dia seguinte de manhã, já deixando pago da forma que preferir. Isso nos tem levado a crescer exponencialmente, porque trouxemos uma proposta diferente para este mercado, dentro do conceito next-gen.”

Perguntado o porquê da vinda ao Brasil, o CEO explicou que o mercado endereçável para esse negócio em Portugal é de no máximo 38 mil clientes e, na Espanha, 55 mil. Ou seja, na Europa como um todo, o potencial de clientes para a SheerME é de 420 mil pessoas. “Então, com um mercado de 790 mil possíveis clientes, o Brasil era uma opção óbvia, ainda mais facilitada pelo idioma. E se confirmou como uma aposta certa, pois em menos de um ano de atuação no país, ele já representa 60% de nosso faturamento. E o processo foi bem acelerado graças à sólida parceria com investidores brasileiros que acreditaram no negócio.” Segundo Miguel, as adaptações que se fizeram necessárias ao aplicativo para a atuação no Brasil, em questões de linguagem e funcionalidades, apenas enriqueceram a plataforma.

Após explicar um pouco as semelhanças entre o que ocorre hoje no Rio de Janeiro – onde a startup instalou sua sede – com a Lisboa de uns anos atrás, um ambiente favorável ao desenvolvimento de tecnologia e de startups, o executivo detalhou o funcionamento do aplicativo, cujo ecossistema abriga um marketplace dentro do qual todos os estabelecimentos de beleza e bem-estar recebem contatos dos consumidores, podendo fazer os agendamentos e receber os pagamentos. Dentro disso, ele citou que quase todo investimento em marketing feito pela plataforma é para levar a marca até os usuários. Também destacou que a plataforma possui integração com Google e Meta, além de estar em tratativas para se inserir no TikTok. “O usuário não tem necessidade de usar o app para fazer um agendamento via SheerME, podendo fazê-lo no Instagram, Facebook, WhatsApp, etc. Uma outra alavanca que possuímos para escalar é por meio do programa `Convida e Ganha’, wallets que acumulam dinheiro tanto para quem traz um usuário quanto para o novo cliente.” O empresário falou ainda da parceria com a L’Oréal e os planos para chegar a um milhão de usuários.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 970  lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (22), com a presença de Michel Cury, diretor executivo da Rocket Lawyer Latam, que abordará a democratização do acesso à Justiça no digital; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “CRM: Qual o tamanho da transformação do mercado?”, reunindo Matheus Pagani, CEO da Ploomes, Zahra Jivá, diretora de estratégia global de vendas da Pipedrive, Roberto Prado, VP de engenharia de soluções da Salesforce para AL, e Camilo Clavijo, VP de vendas da HubSpot para América Latina e Brasil.

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