Executivo da Ingredion destaca a criação de valor dentro desse novo passo no processo digital de cocriação
Aos poucos, as desconfianças que ainda persistem no mercado a respeito dos efeitos práticos das experiências com o metaverso vão se dissipando. Resultados de projetos bem-sucedidos começam, aos poucos, a se concretizarem e apontam para um futuro cada vez mais propício à essa tecnologia que une os universos real e virtual. Esse é o caso da Ingredion (ex-Corn), multinacional americana que há 116 anos fornece ingredientes retirados da natureza para utilização em várias indústrias em 120 países. A partir da subsidiária brasileira que atua em todo território sul-americano, o primeiro grande passo do ecossistema digital colaborativo e de cocriação para transformação da empresa foi dado com o lançamento de um espaço no metaverso. E já colhe resultados positivos, como a redução da complexidade da aproximação e engajamento dos clientes. Além disso, ele dinamiza encontros internos em um universo virtual que abriga até o conceito de “digital work place”, parte do Ingredion Ideia Labs, célula global de inovação da companhia. Compartilhando os detalhes dessa experiência que amplia a jornada do cliente, Francisco Massaro, head de transformação digital da Ingredion, participou da 557ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA, na última terça-feira (06).
Convidado a implantar a área de transformação digital da companhia em novembro do ano passado, depois de oito anos na PepsiCo, o executivo expôs, de início, um pouco da organização e do que ela significa no mercado em que atua. Com mais de 11 mil colaboradores espalhados em 120 países, a Ingredion consolidou-se, em sua longeva trajetória de multinacional focada no mercado B2B, como um player fornecedor de ingredientes industriais. Ou seja, transforma produtos retirados da natureza em insumos criados para usos em diversos setores, em uma cadeia que ele considera tão repleta de complexidade quanto de oportunidades. Servindo não somente às indústrias de alimentos e bebidas, a proposta de valor da organização é fornecer commodities agregadas contribuindo na melhoria dos produtos finais, como também proporcionar formulações mais limpas e otimizadas, redução de açúcar, exploração maior de proteínas vegetais, etc.
Com operações pela América do Sul, às quais passou a gerenciar, o executivo exlica que o intuito da sua atuação é acelerar a jornada digital para realçar o destaque da região dentro do grupo. Nesse quadro, insere-se a iniciativa inovadora com o metaverso, primeira experiência global da companhia.
“A transformação que estamos efetuando na empresa é baseada em ecossistemas digitais, o que sinaliza o futuro da nossa indústria. Nesse sentido, o metaverso, ao possibilitar que encontros com clientes e colaboradores aconteçam em ambientes virtuais, é apenas um passo nessa direção.”
Nesse ínterim, respondendo a uma indagação do público sobre as características do Ingredion Ideia Labs, Francisco explicou tratar-se de uma célula de inovação ativada em todas as subsidiárias pelo mundo e que, no seu entender, levando em conta sua vivência de muitos anos nesses ambientes transformadores, considera ser uma reinvenção dos laboratórios voltados para pesquisa e desenvolvimento. Isso porque traz o melhor do marketing, que mira o engajamento dos clientes, para o processo de cocriação chegando na construção de protótipos que propiciem rápidos feedbacks. Até que, em um segundo “diamante” fruto do design thinking, chega-se aos produtos que façam mais sentido aos clientes.
Depois de esmiuçar a maneira pela qual esse processo inovador dentro da carteira B2B se torna holístico, alcançando os consumidores finais, o head contou de que forma o metaverso se destacou entre as iniciativas de transformação digital às quais pôde se debruçar após entender bem a cultura da companhia e suas metas de valor ao cliente. Segundo ele, com os pés no chão, a construção dessa camada que une o mundo real ao virtual foi pensada dentro da realidade da região. “Encontramo-nos agora na etapa de finalizar essa prova de conceito e partir para o escalonamento, pois sentimos que se trata efetivamente de um potencial cheio de oportunidades.” Falando um dia depois de comunicar ao mercado a novidade, Francisco assegura que a adesão interna é total, já havendo inúmeras iniciativas de colaboradores querendo fazer o engajamento de clientes por essa ferramenta disruptiva. E enalteceu o DNA de inovação que permeia a cultura da multinacional, notadamente na América do Sul, com permanentes incentivos à ousadia e esforços na eliminação de barreiras.
Em seguida, o executivo detalhou alguns diferenciais para que a experiência fosse bem sucedida, entre elas a criação do conceito de “digitial work place” dentro do próprio metaverso, recriando no virtual o escritório com o Ingredion Ideias Labs e, dessa forma, conseguindo com que a solução gere valor para a companhia e os clientes. “O metaverso se insere na nossa visão de ecossistema digital, agindo em duas esferas essenciais: reduz a complexidade na conexão com os clientes e potencializa o espírito colaborativo interno e externo.” O head pôde ainda descrever de que forma esse avanço se insere na jornada ponta a ponta das interações com os clientes e respondeu questões envolvendo o conceito de Web 3.0 e outros avanços, além de analisar os vários cenários que estão surgindo de ecossistemas digitais e as várias perspectivas e tendências dentro desse novo cenário de macro-inovações. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 556 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever.