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Os efeitos da Black Friday

O grupo Compras e Classificados, que contempla sites de e-commerce, atingiu na Black Friday deste ano, dia 29/11, a maior participação em visitas dos últimos dois anos no Brasil, segundo os dados da Hitwise. Na segunda-feira, 25/11, a participação de visitas à categoria foi de 3,46%, subindo para 3,58% na terça-feira (26/11), 3,67% na quarta-feira (27/11) e 3,8% na quinta-feira (28/11), atingindo 6,56% na Black Friday (29/11).
Sobre a repercussão do evento em relação à edição de 2012, houve um crescimento de 0,19 ponto percentual – no ano anterior, esse mesmo grupo de sites atingiu 6,37% de participação em visitas no dia 23/11/2012, segundo maior pico dos últimos dois anos.
As categorias mais visitadas antes dos sites de e-commerce na data de descontos do comércio online em 2013 foram Ferramentas de Busca, com 32,95% do total, Redes Sociais e Fóruns, com 14,84% do total, e as próprias Lojas de Departamento, com 13,91% do total. Sites de E-mail apareceram na 4ª posição, com 7,53%.
Entre os usuários de Internet que não acessavam sites de e-commerce havia 30 dias ou mais até a data, o Compras e Classificados também viu seus acessos dobrarem durante a Black Friday. Na sexta-feira, o grupo registrou 20,13% de participação de visitas, dobro da média mensal de novembro (10,14%) entre os usuários que voltaram a acessar o grupo.
Tempo médio de visitas
O tempo que os usuários dispenderam visitando os sites de e-commerce também subiu durante a Black Friday. Na sexta-feira (29/11), o tempo médio de visitas foi de 9 minutos e 17 segundos, alta em relação aos dias anteriores – 7 minutos e 37 segundos na quarta-feira (27/11) e 8 minutos e 56 segundos na quinta-feira (28/11). 
Subcategorias mais visitadas
Das subcategorias mais visitadas entre os e-commerces, Lojas de Departamento ficou em primeiro lugar, com 41,08% do total de visitas, seguida de Recompensas e Diretórios, que englobam sites de comparação de preços, de cupons, de compras coletivas e programas de fidelidade, com 16.25%. Já Classificados ficou em terceiro lugar, com 11,35%, seguida de Moda e Acessórios (10,52%) e Saúde e Beleza (6,20%). Ainda entre as top 10 subcategorias estão Esporte e Fitness (5,59%), Leilões (5,18%), Eletrônicos e Eletrodomésticos (3,28%), Computadores (3,28%) e Brinquedos e Hobbies (3,25%).
E-mail marketing
De acordo com a Serasa Experian Marketing Services, com base em dados obtidos na plataforma Virtual Target, o volume de envio de e-mail marketing na semana da Black Friday 2013 subiu 13% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a taxa de cliques aumentou em 12,25%.
O dia da Black Friday observou um aumento de 12% no volume de e-mails enviados em relação à mesma data no ano passado (23/11/12). A semana da Black Friday em 2013, de 25/11 a 01/12, teve um aumento de 26% no volume de e-mails enviados em relação à semana anterior (de 18 a 24/11).

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