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A Apple foi a marca que teve maior destaque em pesquisa da Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), realizada para identificar os hábitos de consumo e comportamento dos jovens da cidade mais rica do país. Durante dois meses, foram ouvidos 456 jovens entre 14 e 25 anos de classes A e B em São Paulo. A Apple foi relacionada a design, qualidade, tecnologia, modernidade e inovação pelos jovens.

 

Outro ponto relevante, segundo Valéria Luz, superintendente da ABMN, foi o jovem paulista eleger a Havaianas como a marca que simboliza o brasileiro, com 179 votos. Na pesquisa, Vale e Petrobras foram citadas com baixa relevância, apesar de serem marcas fortes e reconhecidas no país. Quando se fala em beleza, a Avon foi a mais lembrada e sua concorrente Natura apareceu como marca símbolo de Natureza. Outros destaques foram a C&A ser a marca que cabe no bolso e a Coca-cola ser reconhecida como marca tradicional e líder de mercado.

 

Além das marcas, o consumo de produtos de alguns segmentos foi analisado pela ABMN. As perguntas referentes a bebidas alcoólicas foram direcionadas apenas aos maiores de 18 anos e 43% dos entrevistados afirmaram beber cerveja regularmente. Uma das características que chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de boa parte dos jovens não ter uma marca preferida. Dos 196 entrevistados, 75 declararam consumir qualquer cerveja. “Essa constatação não foi apenas referente ao consumo de cervejas, já que em outro ponto da pesquisa também percebemos que as marcas não são critérios de escolha tão fortes dentro desse grupo. Isso abre as portas para muitas empresas explorarem certos nichos”, explica Valéria.

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O NúcleoJovem da Editora Abril apresentou a pesquisa Novos Consumidores 2, que mostra a relação do jovem brasileiro com a publicidade, a partir de dados e informações coletados em fases quantitativas e qualitativas junto a garotos e garotas de 13 a 24 anos. “Esta é a nossa segunda grande pesquisa de consumo e traz uma régua que pontua o jeito que o jovem enxerga a publicidade. Mostra quais formatos ele aprova e quais ele rejeita”, conta Brenda Fucuta, diretora do NúcleoJovem e publisher de sites e revistas da editora.

 

A casa é onde mais se reconhece formatos publicitários diferentes e o espaço favorito do jovem. Na casa, se obtém liberdade e individualidade. A casa é uma grande confraria de afetos. Na pesquisa, 77% dos entrevistados citam a casa como o lugar que eles mais gostam de estar na cidade, seguido de cinema/teatro (65%) e shopping/lojas (63%). Grande parte dos jovens passa muitas horas em casa: 23%, a manhã inteira, 31% a tarde inteira. E é na casa que há o maior consumo de mídia. São quase 8 horas do dia dedicadas aos principais meios:

 

Navegando na internet = 3 horas e 40 minutos
Assistindo à TV = 2 horas e 5 minutos
Com o rádio ligado = 1 hora e 27 minutos
Lendo revista = 37 minutos
Lendo jornal = 25 minutos

 

Novo gadget – O estudo também revelou que o corpo jovem ganha acessórios para potencializar e expandir os sentidos. Celular, MP3 player, câmera, vídeo game, DVD portátil, laptop, entre outros, dão poderes à visão, audição, tato e memória e atendem uma das necessidades mais evidentes do jovem: a da conexão. As mídias do corpo são queridas, íntimas e pessoais. Com novos “membros”, o corpo vira um hot spot: um espaço que gera conexão sem fio. A relação dos jovens com as mídias portáveis passam pela idéia de poder, capacitação e expressão. Para eles, cada gadget significa:

 

MP3 – Deixa o meu dia mais feliz = 36%
Celular – Posso ser encontrado a qualquer hora = 59%
Notebook – Me conecta com o mundo = 27%

 

Percepção – Especialmente criado para este estudo, o índice NC é fruto da ponderação de resultados de pesquisa quantitativa e qualitativa e aponta como os jovens percebem os formatos publicitários.

 

Entre os formatos com NC Positivo, os três mais queridos pelos jovens são:
Eventos = 66
TV (30´´) = 55
Advergames Customizados = 48

 

Entre os formatos com NC Neutro, os que mais se aproximam dos índices positivos são:
Jingle, Square Banner, Flyer e Mídia no Elevador = 20
Busdoor = 19
Outdoor = 18

 

Entre os formatos com NC Negativo, os três mais rejeitados são:
Faixa na Rua = -53
Panfleto = -57
Pop-up = -81

 

Formatos Inspiradores – Na etapa ao vivo da pesquisa qualitativa, os jovens pinçaram, de quase 50 formatos, os que mais falavam com eles. Em comum, eles inovam ao apresentar o conteúdo, respeitam a liberdade de escolha do consumidor e oferecem algo em troca – diversão, informação ou fantasia.

 

Campanhas crossmedia reforçam a mensagem publicitária em várias mídias e dão, ao jovem, a sensação de reconhecimento e intimidade com a marca. Campanhas transmedia, ao criar uma história em torno de uma mensagem publicitária e transitar por várias mídias, os jogos e as narrativas surpreendem e seduzem o consumidor.

 

Intervenções urbanas, como performances, projeções de vídeo, intervenções em espaços públicos, é um derivado da arte que chega à publicidade com grande sucesso. Formatos diferenciados em revistas, como anúncios que provocam interatividade e surpreendem o leitor são os mais comentados na mídia impressa. E o conteúdo especial publicitário: formato capaz de fundir a mensagem publicitária com um conteúdo relevante para o consumidor. Atravessa, em qualquer mídia, as fronteiras do entretenimento, da informação e da publicidade.

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A Motorola apresenta detalhes de pesquisa sobre as tendências relacionadas com as decisões sobre tecnologia e os hábitos de consumo de conteúdo multimídia da geração do novo milênio, composta por jovens entre 16 e 27 anos. O novo estudo, do qual participaram 1,2 mil jovens de cinco países da Europa e Oriente Médio, revelou que esse público preza o controle de todo o seu conteúdo multimídia.

 

Os resultados apontam que, além do envolvimento com as novas tecnologias, esse público tem um grande capacidade de interferir nos hábitos de seus pais. A maioria dos pesquisados afirmou ter uma grande influência sobre os serviços de banda larga (83%) ou de TV por assinatura (84%) contratados por seus pais, mesmo quando não moram na mesma residência.

 

“A tecnologia é a essência dessa geração. Os jovens do novo milênio sentem que seu estilo de vida mudaria drasticamente se não tivessem acesso à Internet. É por isso que a influência que eles têm sobre a tecnologia adquirida em suas casas não surpreende”, afirma Joe Cozzolino, vice-presidente e gerente-geral da divisão de Home & Networks Mobility da Motorola para Europa, Oriente Médio e África.

 

Não é surpresa que a TV continue a ser um dos meios de entretenimento mais escolhidos. Porém, o que está mudando é a maneira, o lugar e o momento em que assistimos à TV. A programação da TV tradicional está ficando no passado. De acordo com a pesquisa, 78% dos jovens gostariam que determinados programas começassem no momento em que sintonizam determinado canal. Além disso, dois terços (66%) dos jovens gostariam de poder pausar a programação em um cômodo da residência e continuar assistindo em outro. Na pesquisa realizada anteriormente nos Estados Unidos, essa porcentagem foi de 86%. Sendo que um em cada três entrevistados (32%) prefere assistir à programação no PC e não em TVs.

 

Grande parte dos pesquisados afirmou que estaria interessada em ter acesso a seus programas favoritos e a filmes completos enquanto se desloca de um lugar para outro, mas o sucesso do entretenimento móvel está no entrega mais rápida de conteúdo. A opção de transportar os programas de TV do decodificador residencial até um dispositivo móvel atrai 81% dos jovens, o que aponta para um grande interesse pela mobilidade multimídia. A pesquisa mostra que 75% adorariam ver filmes enquanto viajam e 62% estão interessados em assistir a versões móveis de 15 minutos dos programas de TV de 30 minutos, enquanto 61% se mostraram interessados na possibilidade de ver edições de três minutos dos programas favoritos.

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