O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa indica que mulheres são as que mais buscam descontos

Área de marketing services da Serasa Experian analisou uma base de 186,9 milhões de CPFs e identificou que 27,6 milhões têm propensão a serem “caçadores de desconto”

Mais de 27 milhões de brasileiros tendem a ser “caçadores de desconto” e compradores on-line, dos quais, 54,4% são mulheres, 59,6% têm propensão a usar cartão de crédito e quase 35% usam muito esta modalidade de pagamento (heavy users). As informações fazem parte de levantamento realizado pela área de marketing services da Serasa Experian para entender o perfil desses consumidores, levando em conta  uma base de 186,9 milhões de CPFs.

“O estudo revela insights preciosos para compreendermos as dinâmicas de consumo no Brasil, auxiliando empresas a desenvolverem estratégias mais eficazes e personalizadas para atender às necessidades de seus clientes. As promoções personalizadas não apenas atraem novos consumidores, mas também incentivam a fidelidade dos existentes, gerando mais lucro para as companhias”, afirmou Lucas Mathias, gerente de marketing services da Serasa Experian.

Ainda de acordo com o estudo, a capacidade de pagamento, o valor máximo que o consumidor tem condição de se comprometer a pagar dentro do mês, da maioria dos “caçadores de desconto” (66,7%) é presumida em até R$ 1 mil. Deste perfil, 12% têm capacidade de pagar mais de 3 mil reais por mês. Na população brasileira a mesma faixa é de 6%. Esse é um indicador econômico que auxilia no entendimento de como os consumidores são vistos pelo mercado credor brasileiro, que pode desenvolver estratégias para oferecer produtos adequados a cada perfil de cliente, apontando que mais de 80% têm recebe mensalmente três salários-mínimos.

Dados demográficos

Considerando o total de “caçadores de descontos”, o levantamento revelou que quase 20% pertencem à faixa-etária de 39 a 43 anos e, em relação ao gênero, 54,4% são mulheres e 44,9% homens. 86% dos consumidores pertencem às classe B (41%) e C (45%). Em relação à localidade dos consumidores, o estudo mostrou que, considerando a base pesquisada, aqueles que residem em Unidades Federativas (UFs) da região Sudeste são os mais propensos a buscar descontos, representando quase 70% dos 27 milhões de CPFs.

Metodologia

Para a produção do estudo de “Caçadores de descontos e compradores on-line” a Serasa Experian analisou 27,6 milhões de CPFs. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD). Os Indicadores de pontualidade e de ticket médio têm como fonte exclusiva a base de dados do Cadastro Positivo, a qual fornece informações sobre transações, pagamentos e comportamento financeiro de milhões de consumidores. O estudo combinou inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima