Área de marketing services da Serasa Experian analisou uma base de 186,9 milhões de CPFs e identificou que 27,6 milhões têm propensão a serem “caçadores de desconto”
Mais de 27 milhões de brasileiros tendem a ser “caçadores de desconto” e compradores on-line, dos quais, 54,4% são mulheres, 59,6% têm propensão a usar cartão de crédito e quase 35% usam muito esta modalidade de pagamento (heavy users). As informações fazem parte de levantamento realizado pela área de marketing services da Serasa Experian para entender o perfil desses consumidores, levando em conta uma base de 186,9 milhões de CPFs.
“O estudo revela insights preciosos para compreendermos as dinâmicas de consumo no Brasil, auxiliando empresas a desenvolverem estratégias mais eficazes e personalizadas para atender às necessidades de seus clientes. As promoções personalizadas não apenas atraem novos consumidores, mas também incentivam a fidelidade dos existentes, gerando mais lucro para as companhias”, afirmou Lucas Mathias, gerente de marketing services da Serasa Experian.
Ainda de acordo com o estudo, a capacidade de pagamento, o valor máximo que o consumidor tem condição de se comprometer a pagar dentro do mês, da maioria dos “caçadores de desconto” (66,7%) é presumida em até R$ 1 mil. Deste perfil, 12% têm capacidade de pagar mais de 3 mil reais por mês. Na população brasileira a mesma faixa é de 6%. Esse é um indicador econômico que auxilia no entendimento de como os consumidores são vistos pelo mercado credor brasileiro, que pode desenvolver estratégias para oferecer produtos adequados a cada perfil de cliente, apontando que mais de 80% têm recebe mensalmente três salários-mínimos.
Dados demográficos
Considerando o total de “caçadores de descontos”, o levantamento revelou que quase 20% pertencem à faixa-etária de 39 a 43 anos e, em relação ao gênero, 54,4% são mulheres e 44,9% homens. 86% dos consumidores pertencem às classe B (41%) e C (45%). Em relação à localidade dos consumidores, o estudo mostrou que, considerando a base pesquisada, aqueles que residem em Unidades Federativas (UFs) da região Sudeste são os mais propensos a buscar descontos, representando quase 70% dos 27 milhões de CPFs.
Metodologia
Para a produção do estudo de “Caçadores de descontos e compradores on-line” a Serasa Experian analisou 27,6 milhões de CPFs. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD). Os Indicadores de pontualidade e de ticket médio têm como fonte exclusiva a base de dados do Cadastro Positivo, a qual fornece informações sobre transações, pagamentos e comportamento financeiro de milhões de consumidores. O estudo combinou inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos.