Empresa aposta na reformulação do e-commerce e na entrada em grandes marketplaces para aumentar a qualidade do serviço oferecido às consumidoras
A Piccadilly, player do segmento de calçados femininos, anunciou investimentos em seus canais digitais, buscando expandir o negócio através do e-commerce próprio e marketplaces. Uma das principais diretrizes estratégicas da empresa, em relação a seus canais digitais, é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos às clientes da marca, “que a experiência on-line seja 100% positiva”, explicou Amanda Seimetz, gerente de e-commerce da Piccadilly.
Para isso, o e-commerce da organização passou por reformulação e mudança de plataforma, visando garantir uma experiência de usabilidade e compras com mais qualidade para o seu público. Entre as mudanças, está um layout moderno em que as cores utilizadas, como o rosê e o azul ciano, têm o papel de ressaltar informações relevantes, valorizar a hierarquia dos conteúdos e facilitar a compreensão do usuário. O site também contará com mais agilidade para navegação, smart checkout, novos meios de pagamentos, como o PIX e parcelamento em até 10x sem juros no cartão, além de frete grátis e troca fácil.
“Entendemos que o e-commerce vai além de uma experiência de compra, ele é um canal de relacionamento com nossas consumidoras, por isso, nosso intuito é que elas possam experienciar através deste canal um contato próximo com a marca e os produtos, além de terem suas expectativas atendidas”, analisa Amanda.
De acordo com a executiva, outra estratégia, para acompanhar melhor a demanda do mercado digital, é a inserção da marca nos maiores marketplaces do Brasil. “Acreditamos muito na força de marketplaces generalistas e de nicho, por isso queremos nos fazer presente nas maiores plataformas que trazem esse serviço. É uma forma de atingirmos novos públicos que ainda não conhecem ou consomem a marca”.
Ao avaliar as transformações no setor, Amanda afirmou não ser novidade que o mercado digital está cada vez mais forte e ganhando mais peso entre as marcas de consumo. “Segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, o faturamento do comércio eletrônico cresceu 48,41%em 2021, enquanto as vendas aumentaram 35,36%. Tal realidade tem feito com que as empresas se aprimorem para que a experiência de compra online seja, cada vez mais, de maneira qualitativa”.
Mais inovação
Com esforços para se fortalecer no digital, melhorar o serviço e relacionamento com as consumidoras e atrair novos públicos, a Piccadilly já está trabalhando em cima de um novo desafio: garantir a omnicanalidade através da integração dos canais de e-commerce e franquias, oferecendo maiores benefícios às consumidoras, como comprar on-line e escolher onde retirar. Ou ir até a loja, escolher produtos que só estejam disponíveis online, poder sair do local com a compra realizada e receber o produto em casa, entre outros.
O projeto levou cerca de quatro meses para ficar pronto e entrou no ar junto com o lançamento da coleção Outono/Inverno 2022. “A ideia é já disponibilizar a melhor experiência para as consumidoras que querem garantir os seus calçados favoritos para a nova estação”, concluiu a executiva.