Em sintonia com os indicadores econômicos positivos na China, o consumidor chinês está mais otimista. A conclusão é da nova edição de pesquisa semanal realizada pelo Boston Consulting Group sobre o comportamento do consumidor no cenário de pandemia de coronavírus. O levantamento revela que 38% dos consumidores chineses acreditam que o pior do vírus já passou; para 43%, a China está mais segura do que o resto do mundo.
A pesquisa mostra também que os consumidores locais estão se adaptando a um novo normal, pois expressam maior otimismo sobre o vírus, apesar de preocupações e mudanças de comportamento permanecerem. Por exemplo, a maioria ainda diz que está mudando seu estilo de vida diário devido ao vírus (87%) e evitando espaços públicos (93%).
Os números estão em sintonia com a recuperação da atividade econômica. Três meses após o surto inicial, a economia na China começa a se normalizar, embora ações para evitar um novo surto ainda permaneçam. A atividade industrial foi retomada e agências de viagens, varejo e serviços, bem como a maioria dos hotéis, restaurantes e shopping centers, estão sendo reabertos.