Flávio Passos, VP de autos e bens de consumo do Grupo OLX

Pix é o meio mais usado pelas gerações mais jovens em compras on-line

Pesquisa da OLX mostra que “Eletrônicos e celulares” é a categoria mais procurada por meio da plataforma, com 56% do share

O pix é o meio de pagamento mais usado pelas gerações mais jovens em compras on-line, com 78% das preferências. O dado consta de pesquisa feita pela OLX, realizada com 12.483 usuários para entender o comportamento e o perfil de quem utiliza a plataforma. Já dentro da plataforma, sobe para 81% o uso da ferramenta de pagamento instantâneo

Com média de idade de 44 anos, os nascidos entre 1964 e 1983 são os que mais procuram por itens de segunda mão no marketplace. Do total de entrevistados, 83% que procuram itens na plataforma fazem parte da população economicamente ativa e 61% recorrem ao marketplace para fazer renda extra vendendo produtos de forma eventual ou frequente.

“Cerca de 48% dos respondentes  que compraram por meio da OLX declararam que o estado do produto adquirido era pouco usado. E 30% disseram que o item comprado de segunda mão terá usabilidade por mais de 5 anos. Esses dados reforçam  a importância da economia circular no prolongamento da vida útil dos objetos e mostram que o item usado pode ser tão funcional quanto o novo,” comentou Flávio Passos, VP de autos e bens de consumo do Grupo OLX.

Procurou, achou

Do total de respondentes, 76% encontraram o que procuraram, e 69% já fizeram compras na OLX. Dos que já adquiriram algo de segunda mão por meio da plataforma, a maioria (47%) o fez em razão do preço mais econômico dos usados. A categoria de eletrônicos e celulares usados é a mais procurada na plataforma, com 56% de share, seguida por itens para casa, com 47%, e autos e peças automotivas com 34% de interesse. Outro dado revelado pela pesquisa é que 7 em cada 10 entrevistados afirmaram que já compraram produtos de segunda mão para uso pessoal ou para presentear alguém.

Maioria prefere comprar usados de pessoa física

O levantamento identificou que 53% prefere negociar a compra de itens de segunda mão com pessoa física, enquanto 2% acha melhor lidar com pessoa jurídica. Entre os que já compraram por meio da plataforma, 68% foram retirar o produto e encontraram o vendedor pessoalmente. Ao procurar por um item de segunda mão, o que mais chama atenção é a descrição completa, conforme sinalizado por 70%, já a exposição do preço é a prioridade de 64%, seguida pela localização do anúncio, com 55%.

Metodologia

A pesquisa quantitativa on-line foi realizada por meio de questionário estruturado de autopreenchimento entre 21/02/2024 e 11/03/2023, e ouviu 12.483 usuários da OLX. Dos entrevistados, 55% têm entre 41 e 60 anos, 29% têm idade entre 29 e 40, 9% têm entre 15 e 28 anos, 8% 61 anos ou mais, e 0,2% têm até 14 anos. Desses, 42% residem na região Sudeste, 26% Nordeste, 13% Sul, 11% Norte e 8% Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima