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Poder do celular no marketing digital

Cerca de 50% dos contatos de potenciais consumidores são via chamadas telefônicas, sendo 26% delas pelo celular. Sendo que há dois anos este número não ultrapassava 8%. Segundo mostra dados da ReachLocal, empresa global de Marketing Digital, que analisou durante dois anos no Brasil 1.800 clientes. O levantamento foi realizado com empresas de diversos setores de atividades, de julho de 2013 a julho de 2015, considerando as que mais investiam em publicidade no Google no País. Nesse período, esses clientes contabilizaram 2.967.240 leads (contatos feitos com a empresa). 
 
Um estudo similar ao da ReachLocal, realizado nos Estados Unidos, pela Bia/Kensey apontou resultado semelhante: 43% dos leads gerados por campanhas de AdWord (publicidade no Google) são chamadas telefônicas. Que têm de 10 a 15 vezes mais chance de se transformar em conversão (vendas) do que os contatos digitais. Quem interage por meio do site (exceto e-commerce) ou manda um e-mail, por exemplo, está menos predisposto a receber demonstração ou comprar o produto do que alguém que liga para o negócio. 
 
Pelo poder do celular!
Ainda segundo o instituto norte-americano, o índice de conversão é maior quando elas se originam de celulares: de todos que fizeram pesquisa em aparelho móvel, 57% concretizaram a compra, enquanto esse índice cai para 7% entre as pessoas que fizeram pesquisa pelo computador. O aumento da importância do celular nas campanhas digitais está diretamente ligado ao desenvolvimento do mercado mobile: cresce com ele o número de chamadas geradas para as empresas, derivadas de pesquisas e publicidade mobile. 
Como resultado dessa tendência, Bia/Kesley espera que pesquisas móveis devam, praticamente, engolir as outras fontes e alcançar 65 bilhões de ligações para empresas até 2016. A previsão de crescimento é de 42% ao ano, chegando a 73 bilhões de chamadas para as empresas até 2018, apenas nos Estados Unidos. O Google também fez uma pesquisa que apurou que 70% das pessoas ligam para a empresa depois de ver um anúncio móvel e 52% das pessoas que se conectam com um negócio depois de uma pesquisa móvel fazem isso por meio do próprio telefone.
É preciso mensurar
De acordo com Thiago Santos, vice-presidente de operações da ReachLocal para a América Latina, esses estudos nos mercados dos Estados Unidos e do Brasil comprovam a importância do rastreamento e mensuração das ligações pelas empresas que investem em marketing digital.  “Transformar em clientes as pessoas que entram em contato com a marca é o grande objetivo de quem investe em publicidade online. Para isso, é preciso recorrer a estratégias eficientes, que resultem em alta taxa de conversão (venda). Os levantamentos evidenciam que o caminho para atingir essa meta passa necessariamente pela utilização inteligente de ferramentas de monitoramento das chamadas telefônicas geradas a partir dos anúncios online”, afirma.
 
Atualmente, no Brasil, os anunciantes já contam com recursos da tecnologia Call Tracking, da ReachLocal, que permite o registro, a gravação e o rastreamento das ligações. “Ao utilizar essa ferramenta em benefício do marketing, com uma funcionalidade mais ampla, chegamos ao conceito do chamado Call Analytics”, explica o executivo. “O verdadeiro ´pulo do gato´ está no vínculo da rastreabilidade com as mídias que geraram essas chamadas para identificar a eficiência do marketing. Assim, é possível verificar as fontes do tráfego e realizar a mensuração do retorno do investimento em mídia. Essa aplicabilidade de uma função relativamente simples de telefonia traz inúmeros benefícios para aumentar a eficiência das campanhas online.”

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