Quem é o e-shopper hoje?

Pesquisa traz dados sobre o comportamento do consumidor no varejo virtual

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A Social Miner se uniu a Opinion Box para uma pesquisa realizada com consumidores brasileiros buscando compreender o perfil de compra. Realizado entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2020, o estudo indica que apesar de familiarizados com o ambientes online, 18,6% dos respondentes afirmam não realizar compras online. Vale destacar que, entre o público que alega se manter distante das lojas virtuais (18,6%), 28,72% têm 50 anos ou mais. “Estamos passando por um momento de transição, é fundamental criar laços de confiança mútua com esse público acima dos 50 anos e atender suas necessidades e expectativas”, Ricardo Rodrigues, CEO da Social Miner.

A Social Miner também questionou quais foram os principais motivadores para as pessoas deixarem de comprar no ambiente virtual e 46,3% responderam sentir medo de fraudes. Outros 25,5% porque simplesmente não confiam nos sites. O valor do frete foi responsável por 19,1% das respostas que culminam no afastamento dos consumidores das compras no e-commerce. Duas curiosidades apontadas pela pesquisa foram que dos respondentes da região Norte que não compram online, 44,44% alegaram não estar dispostos a pagar pelo frete, contra a média de 16,04% das demais regiões. Além disso, entre os consumidores que têm medo de fraudes, 35,63% tem 50 anos ou mais.

Quando as pessoas começaram a aderir aos e-commerces? Cerca de 60% já o fazem há pelo menos 4 anos. Porém existe outra parcela, igualmente representativa, de mais de 40%, que cedeu às lojas virtuais entre 2017 e 2019. A pesquisa indicou que entre os consumidores que começaram a comprar online há cerca de um ano, 27,07% estão entre 30 e 39 anos e outros 24,06% entre 16 e 24 anos. Rodrigues destaca que “este público mais jovem está entrando agora no mercado de trabalho e se empoderando financeiramente, com certeza o varejo virtual terá muito a ganhar com eles – e vice-versa, porque já nasceram com falando a mesma linguagem do mobile, tecnologia e tendências”.

A pesquisa aponta também que a principal motivação para começar a comprar online foram os descontos ofertados neste ambiente para 61,5% dos respondentes. Já 55,1% disseram que é a praticidade na compra – não existe limitação de horário ou local. Receber o produto em casa é uma vantagem foi o que levou 50,8% das pessoas a começarem a comprar online. Outra vantagem dos e-commerces é a variedade de produtos que eles oferecem aos consumidores, com 49,4% das respostas.

Além disso, o estudo apurou com qual frequência os consumidores consomem no ambiente virtual e concluiu que consumidor online é recorrente. Afinal, a maioria, de 32,28%, afirma comprar em e-commerces pelo menos uma vez a cada 3 meses, enquanto outros 23,3% finalizam mais de um pedido por mês. Ainda, do público que compra uma vez por mês, 53,65% são mulheres e 50,24% estão entre os 30 e 49 anos.

Outro dado importante revelado é que 79,9% dos consumidores afirmaram não terem enfrentado problemas ao comprarem em e-commerces ao longo de 2019. Outro destaque trazido pesquisa mostrou que na hora de presentear, 84.1% declararam comprar para si mesmo, 30%, presenteiam os companheiros (as) e 26.5%, os filhos ou enteados.