Essa é a terceira compra que a companhia anuncia em menos de um ano e prometendo novas aquisições para 2022
A Sankhya, desenvolvedora brasileira de sistemas de gestão (ERPs) e do conceito EIP – Enterprise Intelligence Platform, anunciou a aquisição majoritária da Ploomes, empresa de soluções de CRM. Vindo na sequência da Neppo, de soluções de comunicação omnichannel, e da HR Tech, Ponto Tel, essa é a terceira aquisição da Sankhya em menos de 12 meses.
“Seguimos nossa estratégia de M&A de forma acelerada e esperamos mais aquisições até o final do ano, sempre com foco em encontrar empresas que apresentem soluções complementares às nossas e que agreguem valor aos nossos clientes. Assim, estamos ampliando as funcionalidades que já dispomos, para proporcionar uma experiência única aos usuários”, ssegurou André Britto CFO da Sankhya.
Segundo o executivo, em média 30 companhias chegam a ser avaliadas por mês. “É um ritmo realmente acelerado de crescimento inorgânico que estamos seguindo, desde que recebemos o aporte de R$ 425 milhões do fundo GIC, o que impulsionou todo esse movimento que, junto a outras iniciativas, deve nos levar a um faturamento de R$ 1 bilhão e um possível IPO”.
Enquanto Breno Riether, CGO da Sankhya, ao justificar a escolha da Ploomes, afirmou que “dentro do mercado de CRM, ela é a que tem o melhor produto, o maior potencial de escala e a melhor sinergia com nossa base de clientes e cultura”. Com sede na capital paulista, a Ploomes atua em todo o Brasil, com cerca de 140 colaboradores e mais de mil clientes, entre eles, Votorantim Cimentos, Philips e Unimed.
A partir da aquisição, o CRM da Ploomes passa a fazer parte da oferta de EIP da Sankhya, agregando mais benefícios aos mais de 16 mil clientes de diversos segmentos que a fornecedora de sistemas de gestão possui em todo o Brasil. “As ferramentas serão disponibilizadas de maneira totalmente integrada, o que reduzirá bastante o custo alto e o longo prazo que geralmente demandam as integrações entre CRM e ERP”, comentou Riether.
Outra vantagem, segundo ele, será a melhora do engajamento com os usuários; “Queremos solucionar de vez o maior problema do mercado de CRM, que é a falta de engajamento dos usuários. Traremos técnicas e funcionalidades que nos permitirão melhorar essa interface, gerando processos mais inovadores que facilitarão o dia a dia de todos, aumentando a produtividade”.
De acordo com Matheus Pagani, CEO da Ploomes, a iniciativa trará uma série de benefícios para a empresa. “Temos crescido de forma acelerada e com o potencial do nome Sankhya reforçando nossa marca, esse crescimento será ainda mais agressivo. Ganharemos impulso para mostrar ao mercado a nossa proposta que é automatizar processos, levando produtividade a colaboradores e controle a gestores, transformando rotinas, da operação à gestão, para auxiliar nossos clientes a alcançar um maior engajamento em vendas”. Ele ressalta que, além dele, os outros sócios originais da companhia, Vinicius Sampaio e Tiago Pagani continuarão na operação.