Plataforma fornece dados em tempo real, destacando oportunidades de mercado e preços competitivos
A Sellesta, consultoria de anúncios baseados em IA para e-commerce, anunciou o lançamento de sua nova plataforma voltada para Amazon e Mercado Livre, o Market Research, que promete fornecer insights em tempo real e inteligência competitiva a varejistas brasileiros. “A implementação dessa tecnologia em pesquisas de mercado on-line e estratégias de vendas está prestes a ser um dos principais fatores diferenciadores que vão definir o sucesso do e-commerce no Brasil neste ano”, assegura Marcelo Costa, country manager da Sellesta no Brasil.
Segundo o executivo, “embora não seja surpresa que o mercado de e-commerce brasileiro demonstre sinais de um crescimento ainda mais forte em 2024 em comparação a 2023, o fato relevante para os vendedores é de que a crescente concorrência, aliada às ferramentas baseadas em IA, pode fazer com que algumas empresas obtenham vantagens significativas sobre outras no que diz respeito à análise de mercado e da concorrência, ao tempo de colocação no mercado e, em última análise, às vendas e ao ROI”.
Pesquisas abrangentes
Na avaliação do country manager, “o Sellesta Market Research é a única ferramenta de pesquisa baseada em IA disponível para Amazon e Mercado Livre que revela não apenas participações percentuais, mas valores absolutos de mercado para um nicho de mercado específico. Esse tipo de ferramenta oferece aos vendedores experientes, marcas estabelecidas e novos vendedores a capacidade de realizar pesquisas de mercado abrangentes, encontrar novos produtos para lançar, analisar categorias/nichos específicos, verificar a segmentação de preços e até mesmo avaliar o detalhamento de vendedores/marcas de um determinado produto. Digamos que um vendedor queira aproveitar as vantagens da última tendência do TikTok para maquiagem estilo Y2K. Antes de decidir se compra um gloss labial, sombra para os olhos ou base, o vendedor já pode analisar as vendas de maneira granular, entre categorias e subcategorias, identificar os produtos mais vendidos por região e grupo demográfico, e ainda analisar o nível de concorrência – em questão de minutos, e não mais horas, dias ou semanas”.
Pesquisa da Sellesta mostrou que, embora 91,4% dos gerentes de e-commerce no Brasil enfrentem a concorrência on-line de pelo menos 10 outras marcas, e 71,4% deles levam mais de 24 horas para ajustar o preço de um produto. De acordo com o estudo, embora pouco mais da metade (56%) dos gerentes de marketing on-line tenham acesso a informações diárias sobre tendências de mercado, apenas 15,4% analisam diariamente as ofertas digitais dos seus concorrentes (descrições, preços, promoções, etc.).
Marcelo dá o exemplo de uma marca global que pretende entrar num novo segmento ou lançar uma oferta com um preço completamente novo. “Com sua nova ferramenta de pesquisa de mercado alimentada por IA, os profissionais de marketing e analistas financeiros são capazes de calcular não apenas vendas potenciais e participação de mercado, mas também o crescimento, usando dados locais em tempo real dos marketplaces. Essa análise reduz drasticamente o risco de falhas de mercado e de stocks não vendidos, ao mesmo tempo que revela novas oportunidades de negócio que de outra forma permaneceriam inexploradas”.