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Selo amigo do cliente



A partir de agora, o consumidor brasileiro já pode ter a certeza de ser bem atendido e ter os direitos respeitados, nos shoppings e lojas que tiverem em destaque o selo “Shopping Amigo do Cliente” e “Loja Amiga do Cliente”. A iniciativa é da Instituição Amiga do Cliente, programa nacional que consiste em analisar e certificar os estabelecimentos comerciais que estiverem em conformidade com parâmetros básicos de atendimento, respeitando o Código de Defesa do Consumidor.


Com a finalidade de lançar uma contribuição ao desenvolvimento do varejo no Brasil, o IBRC (Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente) reuniu diversas entidades da sociedade brasileira, como as Associações Comerciais do Rio e de São Paulo (ACSP e ACRJ), Fecomercio Pernambuco, Procon, dentre outras, mídia, executivos e empresários de algumas das mais importantes empresas varejistas do país, para compor um Comitê de Experts, presidido pelo empresário carioca e ex-presidente da Associação Brasileira de Franquias (ABF), Daniel Plá, com coordenação executiva de Alexandre Diogo, presidente do IBRC. Surgiu assim, a idéia de criar os selos.


Por se tratar de um marco para as relações entre consumidores e entidades de varejo no país, o selo é, sem dúvida, um grande e potente instrumento de fomento do varejo, e, consequentemente, de geração de emprego e renda”, explica Alexandre Diogo, presidente do IBRC e idealizador do programa. A metodologia baseou-se em modelos brasileiros, e de Europa e EUA, trazendo parâmetros internacionais. Foram definidos atributos a analisar, itens por atributo e critérios de pontuação pelo Comitê de Experts.


São avaliados 19 itens divididos pelos quatro atributos principais: CDC, apresentação das lojas, dos profissionais e atendimento. Nos shoppings são avaliados os serviços, como SAC, segurança, estacionamento, além de limpeza, organização e acessibilidade. É considerado conforme a loja que obtiver ao menos 80% de aproveitamento. Para os shoppings, é também necessário 80% de aproveitamento, no entanto, só são auditados shoppings com ao menos 80% de suas lojas aprovadas.


Ainda este mês será lançado o site do programa www.lacliente.com.br já com a divulgação da lista das lojas certificadas. Lá o consumidor além de conhecer o programa, vai contar com um espaço para reclamações, dúvidas e denúncias sobre estabelecimentos que não estiverem cumprindo com o objetivo do selo e para indicar lojas para certificação. Lojas e shoppings certificados que forem denunciados podem ser reauditados e perder o selo a qualquer momento.

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