Software atende ao setor hospitalar

0
17

Durante o Hospital Business 2004, que reúne proprietários, diretores, administradores e gerentes de hospitais, a Siemens apresenta suas soluções em TI para gestão de processos e gestão hospitalar, que foram fruto de uma parceria inédita no Brasil com o Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre (RS). O hospital investiu U$ 1,2 milhão na aquisição da solução Soarian MedSuite. O evento, que está na sua 11ª edição, acontece de 14 a 16 de setembro, na Marina da Glória, no Rio. Estima-se a presença de 15 mil pessoas.

O Hospital Mãe de Deus será o primeiro a implantar a tecnologia do Soarian MedSuite em versão a ser lançada simultaneamente nos Estados Unidos. “A implementação do sistema, que tem previsão de operação plena para o segundo semestre de 2005, vai otimizar o gerenciamento das informações entre os setores administrativos e médico-assistenciais, agilizará o atendimento e contará com uma interface web – mais amigável, agregando enorme funcionalidade à tarefa de registro e controle das informações médicas”, afirma o gerente de Tecnologia da Informação do hospital, Dr. Luciano de Mello.

“Em decorrência de seu modelo de gestão de destaque nacional, o Hospital Mãe de Deus foi escolhido pela Siemens como local de aperfeiçoamento e validação nacional do Soarian MedSuite – processo conhecido pelo termo técnico beta-site. O setor da saúde no Brasil possui características próprias e uma forma de atuar diferente de outros locais onde o software já está instalado. Assim, este projeto funcionará como parceria, com a troca de conhecimento e tecnologia entre as duas empresas”, explica Mello.

A Siemens também estará presente no Hospital Business 2004 com o módulo Soarian Imaging Enterprise, composto pelo SIENET Sky, Cosmos e Magic – que compreendem o PACS (Gestão de Imagens) e o RIS (Gestão do Workflow) para hospitais e clínicas de todos os portes e tamanhos. As soluções Sky, Cosmos e Magic foram criadas para atender pequenas, médias e grandes necessidades no que se refere à gestão de imagens e gestão de workflow (fluxo de trabalho) no departamento de radiologia. O SIENET Sky corresponde a componentes para laudar, arquivar e distribuir imagens e laudos para estabelecimentos que emitem até 50 mil exames por ano; o Cosmos para até 100 mil e o Magic para volumes ilimitados de exames.

O Soarian MedSuite faz parte da estratégia da Siemens para, até 2007, alcançar 20% de participação do mercado mundial de tecnologia da informação aplicada à saúde, e foi concebido para que gestores e médicos tenham em mãos toda e qualquer informação do seu negócio, inclusive dados administrativos e clínicos dos pacientes. Além dos módulos administrativos e financeiros, tem a capacidade de integrar exames e laudos em qualquer lugar do mundo, com segurança. Também é possível compor o prontuário médico eletrônico do paciente e prover informações para gestão financeira, faturamento, contabilidade, estoques e demais departamentos administrativos.

A solução nasceu da aquisição, em 2001, da Shared Medical Systems – hoje Siemens Health Services Corporation -, considerada uma das maiores empresas de informática de saúde dos Estados Unidos. Foram investidos US$ 2,1 bilhões na operação.