Jessica Fischborn, coordenadora de digital growth Latam Stellantis

Stellantis aposta em Click to WhatsApp e para vendas digitais

Com solução criada pela Meta, a companhia automotiva cresceu 45% o número de novos leads e com o Click Tracker, da Blip, acompanha os resultados e otimiza investimentos em mídia

A Stellantis Brasil, empresa do setor automobilístico que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e outras, procurou a Blip, principal plataforma de inteligência conversacional que cria conversas e conecta experiências entre marcas e seus clientes nos principais aplicativos de mensagens e que também é provedora oficial de soluções da Meta, para avançar com a aplicação dessa tecnologia e aprimorar a comunicação com seus clientes.

Com o uso das campanhas de Click to WhatsApp integradas ao contato inteligente desenvolvido em parceria com a Blip, a empresa teve um crescimento de 45% na taxa de geração de leads. Além disso, o WhatsApp se tornou o principal canal da companhia para captura de novos leads. Hoje, 50% das vendas de carros da Stellantis Brasil feitas a partir de canais digitais são oriundas do app.

O resultado tem impacto direto com “Click Tracker”, ferramenta desenvolvida pela Blip. A ferramenta ajuda a entender de forma detalhada como está o anúncio do Click to WhatsApp da marca e otimiza os investimentos realizados em ferramentas como Facebook Ads e Instagram Ads, permitindo que empresas anunciantes rastreiem diversos dados dos anúncios, como cliques, impressões, alcance, CTR (taxa de cliques), número de conversas iniciadas no WhatsApp, entre outros.

Marketing data driven 

“Quanto mais fácil for o acesso à empresa, mais os usuários estarão dispostos a interagir. Hoje em dia, não apenas as áreas de negócios ou tecnologia são orientadas a dados. O marketing ser data driven é uma realidade. O Click To WhatsApp simplifica o processo de comunicação entre marcas e seus clientes, eliminando a necessidade de preencher formulários ou enviar e-mails, proporcionando uma experiência mais fluida e direta para ambas as partes. Já o Click Tracker, complementa a estratégia e com ele é possível obter diferentes métricas de resultados de uma campanha, conectando com outras ferramentas e alavancando os resultados para a marca. Juntas, as duas soluções se tornam um acelerador de resultados”, afirma Luiz Marcelo, diretor da unidade de negócios de auto, retail e CPG na Blip.

A solução atrai clientes para o WhatsApp de forma simples e assertiva. Como funciona: ao clicar em um anúncio veiculado em redes sociais como o Instagram e o Facebook, o consumidor é levado diretamente para o WhatsApp da marca anunciante em apenas um clique, e passa a ter uma conversa direta com a empresa, facilitando o compartilhamento de informações, esclarecimento de dúvidas, compra e venda de algum produto ou mesmo um suporte ou atendimento personalizado.

Em 2020, quando a Stellantis passou a usar o Click to WhatsApp, o objetivo era gerar novas demandas e tornar seus leads mais engajados. Tornou-se possível checar a disponibilidade de agendamento de test drive dos veículos, consultar a localização das concessionárias da região, acessar o catálogo com detalhes sobre o modelo do automóvel e contatar consultores de vendas.

“Desde o lançamento do nosso contato inteligente no WhatsApp, tivemos mais de 10 milhões mensagens trafegadas e mais de 2 milhões usuários interagindo conosco no canal. Somos um case global e nossos escritórios de outros países querem aprender o que estamos fazendo e replicar. As campanhas de Click to WhatsApp com o Click Tracker têm trazido cada vez mais aprendizados e evoluções para a Stellantis. Entendemos que o canal é uma necessidade do cliente, que é quem decide sua própria jornada de compra”, afirmou Jessica Fischborn, coordenadora de digital growth Latam Stellantis.

Antes de usar a solução, a Stellantis Brasil investia apenas 3% de sua verba de marketing no WhatsApp e gerava 100% de seus leads por meio de um formulário no site da empresa – formato este que nunca engajou verdadeiramente o consumidor final. Atualmente, o investimento da Companhia em ações no WhatsApp representa 50% do orçamento da área. Somente a Fiat, uma das marcas da Stellantis Brasil, a solução incrementou um total de 33,6% nas vendas de automóveis e conquistou 16 vezes mais retorno sobre investimento em publicidade.

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