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Supermercado Zona Sul expande pagamento por reconhecimento facial

Alcançando mais de 200 mil clientes, durante este semestre serão nove unidades e 145 PDVs da rede carioca atualizados com a solução

A rede carioca de supermercados Zona Sul anunciou que está expandindo a opção de identificação e pagamento por reconhecimento facial para nove de suas lojas físicas. Com isso, 200 mil clientes do varejista passarão a contar com a tecnologia, que chegará a 145 PDVs ainda no primeiro semestre de 2022. Agora, após piloto na loja modelo da rede, localizada no Barra da Tijuca, as unidade dos Leblon, Ipanema, Flamengo e de outros cinco bairros também passarão a contar com a tecnologia.

A solução da startup Payface conecta o rosto de cada usuário com o seu cartão de crédito. Usando apenas o rosto, o consumidor poderá se identificar no programa de fidelidade da rede para ter acesso a ofertas e benefícios exclusivos. E, na hora do pagamento, completará suas compras sem precisar estar com o cartão ou seu próprio celular. A startup detém certificado de PCI Compliance, que atesta que a empresa segue as regras de segurança necessárias no processamento de dados de cartão, e utiliza o método de liveness detection, permitindo que sua tecnologia diferencie o rosto de uma pessoa real de uma foto, vídeo ou até máscara do usuário. 

Segundo Eládio Isoppo, cofundador e CEO da Payface, a tecnologia de reconhecimento facial para pagamentos está crescendo junto à digitalização acelerada dos meios de pagamento como um todo e, portanto, só tende a aumentar. “A expansão do uso da nossa solução pelo Zona Sul mostra que os benefícios desse formato já estão sendo notados em massa pelo público. As pessoas estão buscando mais praticidade e segurança na experiência de compra offline”. O Rio é a primeira cidade, entre as oito em que a Payface atua, a contar com mais de um estabelecimento com a solução implementada. A startup opera desde 2018 e está no Rio desde julho de 2021. 

Sérgio Lemas, gerente de tecnologias e inovação do Zona Sul, explica que a performance e a aderência do público à solução, observada em apenas alguns meses de piloto, foram o que motivaram a rede a ir atrás de garantir que todos os consumidores pudessem experienciar essa facilidade. “Temos nossas lojas pensadas para trazer o que há de mais moderno no mercado varejista e a tecnologia de reconhecimento facial é uma grande tendência que já visualizamos. Estamos sempre buscando melhorias para que os clientes, além de produtos e serviços de qualidade, também tenham ótimas experiências de compra”. Segundo ele, a primeira unidade a contar com Payface foi a loja modelo da rede, que reúne atividades gastronômicas, integrando ilhas, restaurantes e gôndolas dentro do ambiente. 

Para começar a se identificar e a pagar por reconhecimento facial, o usuário baixa gratuitamente o aplicativo da Payface no seu celular e cadastra seu rosto e suas formas de pagamento. No momento em que for fazer as compras, o consumidor se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com o rosto no início do processo de checkout, sem precisar usar o celular. Então, com a identificação validada pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do cliente.

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