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TCS desenvolve modelo de gestão de qualidade



A TCS – Tata Consultancy Services, empresa de tecnologia da informação do Grupo Tata, investiu em ferramentas proprietárias para assegurar a qualidade dos serviços de TI prestados aos clientes no Brasil. A consultoria indiana desenvolveu uma metodologia chamada Tata Business Excellence Model, que integra o sistema de gerenciamento de qualidade global da companhia.

 

Todas as informações dos projetos ficam disponíveis em tempo real no iQMS (Integrated Quality Management System), sistema integrado de gestão de qualidade baseado em conjuntos de normas e procedimentos. Este reúne metodologias de qualidade como CMMi, PCMM, TL 9000, AS9100, ISO 20000, ISO27001, além da certificação Tata Business Excellence Model. Baseada nas melhores práticas aplicadas na indústria de tecnologia, a plataforma é utilizada não apenas pela TCS, mas por todas as 98 empresas que compõem o Grupo Tata.

 

Um guia de customização inclui processos aplicados apenas à filial brasileira da TCS, que envolve desde a área financeira e de recursos humanos (com processos que devem seguir a legislação local), até o setor de projetos, onde em determinados casos pode ser adicionada, por exemplo, uma métrica de pesquisa já utilizada pelo cliente. “A flexibilidade é o maior diferencial desta ferramenta, permitindo que os processos sejam atualizados na medida em que há mudanças no mercado, como uma nova certificação, por exemplo,” explica Srinivasa G.V., executivo responsável pela área de qualidade da TCS no Brasil.

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