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Hora de comprar um micro



O consumidor brasileiro ainda prefere o velho hábito de ir à loja na hora de comprar o computador. Um estudo conduzido pela Intel mostra que 62% dos entrevistados que compraram um computador fizeram pesquisas prévias sobre o equipamento. E apesar de todos os que fizeram buscas consultarem websites para ajudá-los a decidir pelo o que comprar, 93% das pessoas não dispensam uma visita a uma loja física e apenas 19% fecham a compra on-line. A pesquisa ouviu compradores das classes A e B de diferentes cidades do Brasil.

 

O comportamento do brasileiro é bem diferente dos americanos e britânicos. Nesses países, considerados maduros, quase a metade da população compra as máquinas pela Internet, em um total de 47% e 37% respectivamente. O percentual de compradores que afirmaram ir até uma loja para verificar o produto pessoalmente também é menor. Nos EUA esse número é de 81%. No Reino Unido é de 79% e na França é de 80% do total.

 

“O preço já não é mais o fator preponderante na escolha do produto para os consumidores da classe A. Eles preferem ir às lojas para obter conhecimento técnico sobre o produto e também para ver uma demonstração. Querem ter certeza de que o equipamento que ele está comprando é fácil de usar e não dá problemas”, afirmou o diretor de marketing da Intel, Elber Mazaro. A pesquisa aponta que quando o consumidor consulta website sobre um computador, ele utiliza sites noticiosos e de busca para obter informações. Mas uma grande parte desse público, 65% do total, também consulta sites de fabricantes ou fórum de discussões especializadas.

 

O consumidor demora em média 18 dias entre a decisão de adquirir um novo computador e a compra efetiva. Entre os principais motivos que levam os consumidores das classes A e B a comprar um computador estão as promoções ou necessidade de substituir o equipamento obsoleto. Nesses casos, segundo a pesquisa, parte do homem a decisão sobre a necessidade da compra, com 42% do total, mas é a mulher que realmente a efetiva, com 55% das respostas. Os homens também são os maiores responsáveis pela compra por impulso, representando 63% na pesquisa. Nesse processo, os vendedores têm uma grande importância na aquisição. Ele é visto como influenciador por 23% dos entrevistados.

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