Ticket cria metodologia para estimular inovação

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No mundo corporativo é cada vez mais necessária a inovação constante dos negócios. A partir do momento que o concorrente lança um produto ou serviço similar, surge a necessidade de inovar novamente. Enquanto isso, a mente dos colaboradores fervilha de idéias que podem gerar novos negócios. O problema é que nem sempre existem canais formais para se avaliar a viabilidade dessas idéias. No entanto, algumas empresas perceberam o valor que elas têm e criaram canais para aproveitá-las. A Ticket Serviços, por exemplo, criou, em 2003, o Comitê de Desenvolvimento de Negócios (CDN), responsável por fomentar a inovação dentro da empresa. Ele tem como objetivo transformar idéias em projetos de sucesso.

Trata-se de um grupo multidisciplinar formado por 18 executivos de diversas áreas da empresa – produtos, jurídico, vendas, finanças, tecnologia, marketing, entre outras – encarregados em avaliar e ajudar os colaboradores a transformarem as idéias em novos produtos ou serviços para o portfólio da empresa. “Daqui surgem novos produtos, features, parcerias estratégicas e aquisições”, conta Gustavo Chicarino, gerente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Ticket, idealizador e coordenador do CDN.

Para isso, a Ticket criou um portal para os colaboradores apresentarem os projetos. O processo é on-line e muito simples. A partir de uma metodologia desenvolvida pela área de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da empresa, o colaborador preenche, em apenas sete telas, informações sobre a oportunidade identificada, seu respectivo mercado, alinhamento estratégico, além de seus principais indicadores financeiros e investimento. Depois deste passo-a-passo, é possível avaliar a viabilidade do projeto de forma clara e estruturada. Depois de concluir o preenchimento dos campos, o usuário disponibiliza eletronicamente o conteúdo para que os membros do comitê dêem os pareceres. Depois, o projeto vai para a aprovação do alto escalão da empresa e, caso tenha posição favorável, ele ganha formato e é implantado em fase experimental.

O sucesso é mensurado em números. A cada 10 idéias postadas pelos colaboradores da Ticket no portal CDN, quatro passam pela triagem inicial e são estudadas com maior profundidade, podendo incluir a contratação de consultoria externa. Desde o lançamento, o portal já recebeu mais de 70 sugestões, sendo nove implementadas com sucesso, dentre elas a aquisição da Build Up, empresa de Administração de Pessoal e Folha de Pagamento, a primeira aquisição da Ticket Serviços no Brasil fora de seu core business. Outros quatro projetos estão em fase de implantação e incubação, dentre eles uma grande aliança estratégica e um produto inovador com potencial de representar 10% do volume atual da Ticket (R$5 Bilhões).

Estes projetos motivam a participação dos colaboradores, trazendo mais idéias e novas oportunidades de inovação. “Estamos otimistas porque essas iniciativas agregam valor, propiciam ações criativas, dando a liberdade de opinar, errar, aprender com estes erros e, principalmente, de buscar alternativas de diferenciação nos produtos e serviços”, afirma Chicarino. Tanto otimismo já vem gerando resultados. Nos últimos meses, a Ticket vem registrando uma média mensal de 240 acessos ao portal. Atualmente o portal possui mais de 200 usuários cadastrados, sendo 16 internacionais.