Turismo cresce pelo quinto mês consecutivo no e-commerce

Pela primeira vez, Airbnb ultrapassa Latam e conquista segundo lugar no setor, segundo estudo  da Conversion

Apesar de dezembro ser um dos meses mais desafiadores do ano para o e-commerce, por se tratar do mês pós Black Friday, alguns setores foram impactados positivamente em comparação ao mês de novembro. De acordo com o “Relatório Setores do E-commerce no Brasil”, realizado pela Conversion, segmentos como Calçados (5,7%), Presentes e Flores (6,2%) e Turismo (4,2%), alcançaram o maior crescimento do período.

No entanto, a categoria que mais se destacou foi a turística, com cerca de 239,2 milhões de visitantes únicos, apenas em dezembro. Desde agosto de 2024, as plataformas do nicho estão cinco meses em crescimento contínuo – com uma alta de 25,2% em acessos. O último mês foi o segundo melhor mês para o setor, perdendo apenas para janeiro do ano passado, em que contabilizou 275,3 milhões.

Dentro dessa área, a Airbnb apresentou um crescimento de 7,7% – com 29,5 milhões de acessos – e ultrapassou a Latam pela primeira vez para assumir o segundo lugar no ranking no setor. O crescimento da empresa americana de locações foi um dos grandes destaques do setor de turismo em 2024, chegando aos 36,7% na comparação com 2023. Atualmente, a plataforma detém 12,4% do share of trafic do segmento, ficando atrás da Booking, plataforma de viagens e acomodações, com 17%.

A maior alta de dezembro ficou com a Click Bus – com 32% de crescimento em relação a novembro. O site de passagem de ônibus conquistou o sétimo lugar ao subir duas posições, alcançando 12 milhões de visitantes. Outra plataforma que cresceu e entrou no Top 10 foi a Quero Passagem, que cresceu 31% em dezembro, com 8 milhões de acessos. As três empresas foram as que mais cresceram, contribuindo para mais um mês positivo para o setor de turismo.

OLX desbanca concorrentes asiáticas

A OLX cresceu 1,8% no mês de dezembro, indo na contramão da grande maioria dos e-commerces brasileiros. Com isso, a empresa holandesa ultrapassou as concorrentes Temu e Samsung para alcançar o 4º lugar do ranking geral do e-commerce. Temu e Samsung tiveram quedas de 5% e 18%, respectivamente, durante dezembro, após alcançarem resultados recordes em novembro. Ainda no ranking geral, Airbnb e Renner subiram duas posições cada, ficando na 14º e 15º posições respectivamente.

A empresa com o crescimento mais impressionante foi a Amazon.com, do setor de importados – importante diferenciar da Amazon Brasil, que atua no setor de marketplace. A empresa cresceu 36% em dezembro e entrou no Top 30 dos maiores e-commerces do país, alcançando a 22º posição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima