Um novo ambiente de TI

0
1


A Cimcorp, integradora e provedora de soluções de tecnologia da informação e outsourcing, desenvolveu projeto para expansão do ambiente de armazenamento e melhora do sistema de backup da holding SHV Gas Brasil, distribuidora privada de gás de cozinha (GLP), formado após a unificação da Minasgás e da Supergasbras. A SHV Gas Brasil é a subsidiária brasileira da SHV Gas, empresa holandesa com mais de 100 anos de existência e que é uma das maiores distribuidoras privadas de GLP do mundo.

Devido à unificação da Minasgás e Supergasbras, a SHV Gas Brasil precisou manter uma base histórica de dados com as informações anteriores à sua formação, que deviam ser armazenadas por exigência da lei e, também, por necessidade em casos em que for preciso consultar os dados das duas companhias antes de tomar decisões estratégicas.

Para isso, foram adquiridas duas unidades de storage Sun Microsystems modelo 3510, que ampliaram a capacidade de armazenamento para 2,3 terabytes, além de um robot modelo L25 com dois drivers e 24 fitas LTO2. Todos os equipamentos foram fornecidos e implantados pela Cimcorp. Para fazer a expansão do ambiente de TI e implantar a solução de backup, a SHV Gas Brasil investiu cerca de R$ 400 mil e escolheu a Cimcorp como integradora responsável.

Os resultados dessas alterações foram, principalmente, maior agilidade e segurança no acesso aos dados das duas empresas. “Com a expansão realizada, foi possível trazer todo o ambiente de desenvolvimento e as informações legadas do datacenter para a matriz da SHV Gas Brasil, permitindo otimizar a utilização dos servidores, melhorar o desempenho da produção e aumentar a flexibilidade e a velocidade de ações críticas”, declara Floriano Santoro, na função de dba da SHV Gas Brasil e um dos analistas sênior responsáveis pelo projeto. “Os dois servidores SUN V880 que tínhamos estavam com limitação de discos internos, o que depois de um tempo passou a causar lentidão significativa no acesso aos bancos de dados. Além disso, não havia espaço nos discos para levar as informações para a matriz”, completa.