O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Uma nova gestão dos negócios



A GBarbosa, rede de supermercados do Sergipe, finalizou a primeira etapa de implementação do SAP ERP. Agora, se prepara para um novo desafio: a segunda fase do projeto, que prevê a adoção do SAP Retail, módulo desenvolvido especialmente para grupos varejistas. De acordo com Wanderlei Ricardo Valota, CIO do GBarbosa, o projeto desenhado em 2007 e coordenado pela SAP Consultoria e pela Accenture iniciará a segunda fase ainda neste mês de maio, com término previsto para o início de 2010. “O principal objetivo é melhorar a confiabilidade e integridade das informações, centralizando os dados e suportando os ganhos operacionais da rede, além de preparar a empresa para um crescimento sustentável”, detalha.

 

A primeira fase do projeto no GBarbosa substituiu o sistema de gestão empresarial desenvolvido internamente e fez uma integração do SAP ERP aos sistemas legados, soluções usadas nas lojas e ao sistema fiscal proprietário (Synchro). Mais de 300 usuários foram capacitados e envolvidos nessa primeira etapa. Para a segunda fase, o grupo pesquisou outras opções no mercado, mas decidiu adotar o SAP Retail. “Foi a solução mais aderente às nossas necessidades locais e globais”, conta Valota.

 

Os benefícios esperados pelo grupo GBarbosa com a solução da SAP para varejo vão desde a melhora nos níveis de estoque, um melhor controle de caixa, ao fluxo de pagamentos, sistemas de cobrança, controle de inadimplência até os sistemas de consolidação de cartões. Com mais de 120 lojas espalhadas na Bahia, Sergipe e Alagoas, a expectativa é de que, ao fim do projeto, estimado para o início de 2010, mais de 2,5 mil funcionários tenham acesso ao sistema, que funcionará na retaguarda (backoffice) de cada unidade da rede: hipermercados, supermercados, farmácias e eletroshows.

 

Outra vantagem da adoção das soluções SAP pelo GBarbosa, é o alinhamento global do grupo ao controlador, a rede chilena Cencosud. Com operações também na Argentina, Peru e Colômbia, a rede adquiriu a empresa brasileira em novembro de 2007 por US$ 430 milhões. “Agora estamos totalmente alinhados, com sistemas SAP em todos os países nos quais a Cencosud está presente”, conclui o executivo da GBarbosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima