O que é motivação? A resposta pode ser simplesmente motivar as pessoas para a ação. Porém, o que há por trás disso? Muito trabalho, já que cada pessoa é diferente da outra, ou seja, cada um possui um estímulo diferente, como mostraram Ana Elisa Moreira Ferreira, diretora executiva da Univoz, e Alle Ferreira, palestrante e parceira da Univoz, em apresentação no Meeting de Vendas – As Feras do Multicanal. Assim, é necessário identificar os motivos que levam alguém a agir, sem ver o que é certo, ou errado. “Afinal, cada um vai se motivar por um objetivo diferente. O segredo é é descobrir”, disse Alle. Mas para isso, o principal: é importante ter gestores estratégicos.
Nesse sentido, elas apontaram cinco passos para ter um líder que faça os colaboradores estarem sempre motivados a baterem as metas. O primeiro é gerar aproximação e confiança, para encontrar os propósitos de cada um. “Um gestor deve descobrir porquê está ali, bem como o porquê dos funcionários estarem ali. É fundamental identificar as necessidades de cada um. Conhecer o que motiva o ser humano”, aponta Ana Elisa. O segundo passo é trabalhar o potencial para usar o que cada pessoa possui de melhor. “Isso, no entanto, não é fácil. Temos um cérebro viciado em olhar os defeitos. O desafio é sair do piloto automático e começar a trabalhar com potencial das pessoas”, afirma Alle.
Em seguida, vem o ciclo da motivação, que passa por estimulo, necessidade, tensão, comportamento, barreiras, satisfação, fechando, com o equilíbrio. O quarto passo é manter o foco da equipe. Dentro disso, Alle afirmou que isso é algo que precisa ser trabalhado no momento, a momento. Por fim, vem o trabalho com a satisfação. Isso vem com um clima de valorização para envolver todos os colaboradores. “Uma maneira de chegar a isso é a corrente do bem capitaneada pelo portal ElogieAki, que pode agora, em sua nova fase, ser utilizado como uma rede motivacional”, explicou Ana Elisa.