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VOL totaliza R$ 5,2 bilhões em 2003

A e-Consulting, boutique digital de conhecimento em criação, desenvolvimento e implementação de estratégias competitivas e serviços para grandes corporações, anuncia o índice de varejo on line (VOL) registrado no mercado brasileiro no ano passado. Os dados integram o estudo “O Ano de 2003 e o Índice de Varejo On line (VOL)”, que acaba de ser concluído pela empresa.
O VOL, que representa a soma dos volumes de transações de automóveis, turismo e bens de consumo (lojas virtuais e leilões para pessoa física), totalizou em 2003 R$ 5,2 bilhões – valor 23,7% maior do que o registrado em 2002 e correspondente a 2,75% do varejo total no país (dados estimados a partir do índice-base do IBGE).
Do total de R$ 5,2 bilhões, o VOL- Automóveis (medido com base no faturamento referente às vendas on line das principais montadoras nacionais e portais de vendas de veículos) representou R$ 3,2 bilhões – aumento de 9,6% em relação a 2002. As montadoras e sites especializados no comércio de veículos foram responsáveis por 62,1% do total do VOL.
“O VOL-Automóveis recuperou-se no final do segundo semestre de 2003. O aumento das vendas de veículos foi proporcionado principalmente pelo giro de estoque necessário por parte das montadoras e pelos incentivos governamentais obtidos via redução de tributos. Tais fatores possibilitaram o crescimento das vendas de automóveis tanto no mundo físico como pela Internet”, explica Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia e conhecimento da e-Consulting e vice-presidente de conhecimento e métricas da Camara-e.net.
Em 2003, o VOL-Bens de Consumo (baseado no faturamento dos principais varejistas on line do mercado brasileiro) foi responsável por 28,9% do total do VOL e movimentou R$ 1,5 bilhão, registrando excepcional aumento de 62% em relação a 2002. “O varejo de bens de consumo foi o que mais despontou em 2003, em razão da crescente confiança dos consumidores online nas compras pela Internet e do acordo dos varejistas online com fornecedores de produtos e meios de pagamento, possibilitando preços e condições atrativas aos e-compradores”, analisa Domeneghetti.
No VOL-Bens de Consumo, o ticket médio em 2003 foi de R$ 289,00, atingindo seu pico em dezembro, quando o valor médio das compras chegou a R$ 323,00. “O mercado, tanto por parte dos varejistas on line como dos e-consumidores, amplia cada vez mais seu foco nos produtos de maior valor agregado, como câmeras digitais, DVD players e handhelds, somando aos já tradicionais livros, CDs e DVDs, fazendo com que o ticket médio das compras cresça gradativamente”, afirma Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net.
O estudo da e-Consulting mostra que o ano de 2003 encerrou suas atividades com 3,4 milhões de compradores, dos quais 1,7 milhão realizou sua primeira compra no período. “Tal número representa 19,5% do total de 17,4 milhões de internautas brasileiros. Trata-se de um índice em pleno desenvolvimento, que tem como principal benchmark o mercado norte-americano, cuja proporção de e-compradores sobre o número total de internautas beira os 49%”, diz Torquato.
O VOL-Turismo (mensurado com base no faturamento referente às vendas online das principais companhias aéreas e agências de turismo online) transacionou R$ 454,4 milhões em 2003, o que representou 8,7% do total do VOL e crescimento de 42,6% em comparação ao ano anterior. “O turismo online confirmou, no ano passado, sua relevância para a redução de custos das companhias aéreas, consumidores finais e agências de turismo”, comenta Domeneghetti.

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