Volkswagen lança VW Experience para apresentar SUV Taos

Aplicativo usa realidade aumentada para permitir ao consumidor conhecer o carro de onde estiver

0
17

A Volkswagen disponibilizou o VW Experience da Volkswagen, para o lançamento do Taos, nova SUV da marca, que acaba de chegar ao mercado. Criado e desenvolvido pela VATI, o aplicativo permite ao usuário conhecer os detalhes do carro em realidade aumentada. Com o recurso é possível projetar o automóvel pelo celular Android ou iPhone (IOS) em qualquer superfície plana, para interagir e visualizar as peças, partes, movimentos e até dirigi-lo. Mesmo com celulares que não tenham a tecnologia AR (Realidade Aumentada), que permite a projeção do carro, é possível visualizar o veículo dentro de um cenário virtual criado em estúdio pela equipe de desenvolvimento do App e ter acesso às mesmas funcionalidades.

O VW Experience proporciona ao usuário um alto nível de interatividade, ao abrir o app e selecionar a opção “conheça o Taos” para ver seus detalhes, o menu abre cinco novas opções Versões, Cores, Rodas, Detecção de Pedestres e Tenho Interesse, que direciona o cliente para o site da Volkswagen. O download do aplicativo pode ser feito, gratuitamente, pela Play store ou App Store. De acordo com Douglas Osti, gestor da área 3D e Digital da VATI, o VW Experience passou a ser um diferencial importante e necessário porque as pessoas conseguem acessar o carro de onde estiver.

Ele foi desenvolvido com tecnologia de alta qualidade e com arquitetura única, que permite usar o mesmo aplicativo para vários lançamentos. Entre as vantagens para a montadora é que o aplicativo pode ser usado mundialmente e não só no Brasil, além de poder colocar todos os modelos da marca e futuros lançamentos dentro dele, tornando-o um portfólio virtual onde o cliente escolhe o modelo que quer conhecer, interagir e, posteriormente, adquiri-lo. “O uso de tecnologias digitais e alta qualidade está cada vez mais inserido em nosso cotidiano, e contar com parceiros como a VATI, que entregam projetos diferenciados, é fundamental em nosso processo”, afirma Fabio Rabelo, head de Digitalização & New Business, da Volkswagen América do Sul.

O projeto implementado pela VATI contou com uma equipe multidisciplinar, envolvendo pessoal de desenvolvimento e aplicação, engenheiros de games, engenharia de dados, entre outros, e levou cerca de três meses para ser finalizado. “A tecnologia 3D aumenta a capacidade de sedução e atração do consumidor. Acredito que em um curto espaço de tempo, a demanda por essa tecnologia deve crescer ainda mais e queremos estar prontos para atender clientes de qualquer segmento que procure por nosso expertise”, projeta Leandro Burti, fundador e diretor de inovação da VATI.