Mobility Innovation Destination Torslanda é um centro de inovação que permitirá testar tecnologias emergentes em um ambiente projetado para emular a sociedade futura
A Volvo Cars anunciou o programa de colaboração com o futuro Mobility Innovation Destination Torslanda, um centro de testes sob medida para o desenvolvimento automotivo perto do coração das operações da empresa em Gotemburgo, Suécia. “Esta iniciativa dá sequência à nossa jornada de eletrificação e colabora com o avanço de nossa próxima geração de carros elétricos premium, além de ser um novo compromisso com nossa cidade natal”, afirmou Jim Rowan, presidente-executivo da Volvo Cars.
De acordo com o executivo, “o centro de inovação nos permitirá testar tecnologias emergentes em um ambiente projetado para emular a sociedade futura da qual imaginamos que nossos carros façam parte. Assim, em vez de desenvolver tecnologias como carregamento de carros sem fio, carregamento bidirecional de veículo para rede e recursos de direção autônoma apenas em laboratórios e centros de desenvolvimento, também poderemos testar, validar e implantar nossas inovações em um ambiente semelhante ao da cidade”.
Expansão para startups e parceiros
Junto com novos edifícios e instalações para testes, engenharia e materiais, o projeto planeja expandir o campus da Volvo Cars em Torslanda, Gotemburgo, para abrigar start-ups e parceiros de negócios. “Com esta iniciativa, pretendemos criar um ecossistema onde possamos desenvolver o futuro da mobilidade – incluindo carros, a tecnologia dentro deles e a infraestrutura ao seu redor, tudo de mãos dadas. Nossa ambição é ter pioneirismo em tecnologia, atrair talentos globais e nos conectar com outras empresas de ponta”, explicou Rowan.
O próximo passo na criação do novo Mobility Innovation Destination Torslanda é construir edifícios para abrigar escritórios modernos do outro lado da rua do nosso campus existente. A construção prosseguirá com uma colaboração econômica entre a Volvo Cars e as incorporadoras imobiliárias Vectura Fastigheter e Next Step Group. Segundo o presidente, “as adições também serão cruciais para cumprir nossas ambições estratégicas contínuas de ser totalmente elétrico até 2030 e líder do setor em novas tecnologias e mobilidade sustentável”.
As metas de sustentabilidade do projeto são ambiciosas. A primeira nova planta, de 25.000 m2, será dedicada ao uso exclusivo da Volvo Cars e será uma construção híbrida de madeira, que reduz a pegada de carbono em 15% em comparação com uma estrutura tradicional de aço e concreto. A construção está prevista para começar em breve e o primeiro edifício deverá estar concluído em 2026, a tempo do aniversário de cem anos da Volvo Cars, em 2027.
“Os planos atuais também envolvem que nosso campus seja incluído em uma expansão da iniciativa Zona Verde da Cidade Verde de Gotemburgo. Esta zona abrange a área onde a cidade de Gotemburgo, em parceria com a Volvo Cars e outras empresas, podem testar novas tecnologias para veículos e infraestruturas, com o objetivo de alcançar um transporte livre de emissões até 2030”, detalhou Rowan.
Conexão para inovar
Com esta iniciativa, a empresa pretende melhorar a conexão com outros nós de inovação de mobilidade em toda a cidade e adicionar ainda mais recursos de engenharia ao campus de Gotemburgo. Junto com um centro de testes de software recentemente inaugurado, a área tem uma forte presença de engenharia, incluindo uma fábrica, centro de projeto e instalações de teste e desenvolvimento, além de uma planta piloto, laboratório de baterias, túneis de vento e centro de segurança com laboratórios de teste de colisão.
Uma nova fábrica de baterias da Novo, joint venture com a Northvolt, também está em construção. Em 2022, a Volvo Cars também anunciou que investirá SEK 10 bilhões em uma fábrica de Torslanda para a produção de carros totalmente elétricos de próxima geração, incluindo a introdução de mega fundição de peças de carroceria de alumínio, uma nova fábrica de montagem de baterias e oficinas de pintura e montagem final totalmente reformadas.