Com avanços em IA preditiva e modelos baseados em machine learning, ferramenta de análise de dados ganha versão atualizada
A Zoho Corporation, empresa global de tecnologia, anunciou o lançamento da nova versão do Zoho Analytics, plataforma de BI e análise de dados. Entre os mais de 100 novos recursos, o Zoho Analytics traz em sua nova versão, o Analytics 6.0, ferramentas poderosas de IA e machine learning que permitem a criação de insights de diagnóstico, análise preditiva e geração automatizada de relatórios e paineis. “Os avanços adicionais para o Zoho Analytics incluem um estúdio de criação de modelos de ML, integração perfeita com IA aberta e extensões de plataforma de BI de terceiros”, informou Raju Vegesna, evangelista-chefe da Zoho.
Segundo assegura o executivo, “a nova versão do Zoho Analytics adicionou poder, inteligência e flexibilidade para atender a uma gama mais ampla de empresas e usuários do que concorrentes no mercado. O Zoho Analytics foi lançado em 2009 como Zoho Reports, muito antes da tecnologia ter alcançado a visão da Zoho para inteligência de negócios. Desde então, fizemos investimentos consideráveis em torno de automação, desenvolvimento no-code/low-code, integração de terceiros, aprendizado de máquina e na Zia, o mecanismo de IA proprietário da Zoho. A versão mais recente do Zoho Analytics é uma das primeiras soluções da empresa que aproveita cada um desses investimentos de décadas. O resultado é uma plataforma democratizada que é poderosa, inteligente, flexível e simples de usar”.
A versão mais recente do Zoho Analytics avançou em quatro áreas principais: gerenciamento de dados, IA, ciência de dados e aprendizado de máquina e alcance. Os destaques da plataforma nessas quatro categorias são os seguintes:
Hub de gerenciamento de dados
O Zoho Analytics expandiu seus recursos de gerenciamento de dados, garantindo uma tomada de decisões mais precisa e aplicável e insights mais profundos para acelerar o sucesso dos negócios. As principais adições, nesse cenário, são:
O Zoho Analytics adicionou o “Stream Analytics” e outros 25 novas fontes de dados ao seu amplo portfólio de mais de 500 integrantes. Agora, as empresas podem acessar um repositório central de dados extraídos de uma ampla série de bancos de dados para uma análise mais precisa e eficiente. Para as aplicações voltadas às grandes empresas, novas fontes de dados incluem bases como Oracle NetSuite, Microsoft Business Central, Expensify, Pipedrive e Monday.
No Zoho Analytics, os usuários agora podem criar e gerenciar pipelines de dados complexos, garantindo que os dados sejam extraídos, transformados e depositados corretamente. Assim, pode criar pipelines de dados e transformá-los em relatórios com ajuda da Zia, inteligência artificial da Zoho. Além disso, também é possível criar transformações personalizadas e modelos de ML usando códigos no Python Code Studio, recurso da plataforma.
BI integrado à IA generativa
O Zoho Analytics introduziu recursos de IA generativa em toda a plataforma de BI para ampliar o uso de insights sugeridos pela Zia a um número ainda maior de usuários. As melhorias envolvendo tecnologia oferecem insights e ações mais eficientes, contextuais, acessíveis e inteligentes para a plataforma. Entre elas, está a análise de diagnóstico, recurso que permite que a Zia Insights, ferramenta de sugestão automatizada e alimentada por IA do Zoho, faça diagnósticos com base nos dados e seu contexto, trazendo inteligência de decisão para a plataforma. O recurso “Pergunte à Zia”, de respostas automáticas em IA, agora também foi extendido à linguagem natural e e ganha três novos idiomas: além do inglês, a Zia agora também entende e responde a perguntas em espanhol e francês.
Agora, os usuários também podem conversar com a Zia em canais de mensagens instantâneas, incluindo o Microsoft Teams, para gerar insights e ações mais profundos, rápidos e contextuais.
Ciência de dados e aprendizado de máquina (DSML) studio
O Zoho Analytics agora apresenta o DSML Studio, permitindo que os usuários criem modelos de aprendizado de máquina personalizados de forma simples e rápida, que, por exemplo, analisam ou preveem a rotatividade de clientes. O DSML Studio oferece um assistente no-code que permite aos usuários construir modelos personalizados ML e também treinar, testar, comparar, implantar e gerenciar modelos.
Code Studio, o novo ambiente de código Python integrado da plataforma, onde os usuários podem criar modelos de ML personalizados, bem como importar modelos Python ou bibliotecas construídas externamente, que podem ser executadas dentro da plataforma.
Extensibilidade da plataforma
O novo Zoho Analytics permite que as empresas sincronizem e padronizem dados armazenados em várias ferramentas e plataformas de BI para análise e insights abrangentes, como Power BI e Tableau. Tudo isso em um portal de análise facilmente acessível e pesquisável. O acesso ao portal pode ser controlado com permissões de acesso específicas.
“No ambiente de negócios acelerado de hoje, a capacidade de gerenciar e analisar dados de forma eficiente é crucial. A versão mais recente do Zoho Analytics eleva o padrão de BI de autoatendimento integrando recursos com IA que simplificam fluxos de trabalho de dados complexos. Com integração aprimorada de dados, inteligência de decisão robusta e extensibilidade perfeita, o Zoho Analytics capacita as organizações a obter insights mais profundos e tomar decisões informadas mais rápido do que nunca”, afirmou Michael Fauscette, CEO e analista-chefe da Arion Research.
Geração de valor para as pequenas empresas
Ao tornar o Zoho Analytics em uma ferramenta ainda mais eficiente e compreensiva, a Zoho aposta na democratização da tecnologia para empresas de diferentes tamanhos, incluindo pequenas e médias companhias em todo o mundo — já que facilita o acesso a recursos de ponta integrados a diferentes bases de dados.
“Ferramentas de IA e ML têm sido a alçada de empresas maiores há anos. Pequenas empresas não tinham pessoas, ferramentas, poder de computação, etc. para utilizar essas tecnologias. O Zoho tornou a IA acessível para a maioria das empresas agora. Eles tornaram muito fácil para as empresas integrar/carregar seus próprios dados, utilizar dados de terceiros, ajustar algoritmos e ver visualmente os resultados. As empresas podem até usar recursos baixos/sem código para algumas funções. O efeito das novas capacidades do Zoho é democratizar tecnologias avançadas e ajudar empresas de pequeno a médio porte a alcançar novos insights e vantagens competitivas que rivalizam com os de empresas muito maiores.”, comentou Brian Sommer, fundador e analista-chefe da TechVentive.