Diretor da Galileo faz uma reflexão sobre os avanços e as transformações na jornada financeira
Considerando o Brasil referência mundial em regulamentação e um mercado bancário sofisticado e com potencial, a Galileo resolveu apostar prioritariamente no País para escalar dentro da América Latina. Empresa americana de tecnologia bancária e financeira, ela atua por meio de uma infraestrutura invisível, que sustenta e viabiliza a hiperpersonalização da experiência no visível. Detalhando de que forma pretende ampliar a carteira de clientes em solo brasileiro customizando a jornada dos usuários, Abdul Assad, diretor de desenvolvimento de negócios da Galileo no Brasil, participou, hoje (11), da 1145ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Dando um overview da Galileo, o executivo informou que se trata de uma empresa americana de infraestrutura bancária, que nasceu justamente pela percepção do crescimento da tendência da migração do consumidor para o digital. “A empresa foi criada como processadora de cartões, mas aproveitou todo esse boom de digitalização e cresceu se expandindo, estando presente, hoje, também no Canadá em mais 12 países da América Latina. Nos Estados Unidos somos líderes no mercado de bancos digitais e fintechs.” Segundo Abdul, a empresa foi criada em 2019 e adquirida no ano seguinte pelo banco SoFi, que passou por uma transformação digital, trocando seu servidor por meio da Galileo, se encantando com a tecnologia e adquiriu seu controle.
Detalhando os avanços da organização, o diretor explicou que a emissão de cartões é apenas um pequeno pedaço dos serviços prestados por um banco, embora um dos mais tangíveis e vinculantes. “Então, pensando em alcançar outras partes do core banking, o SoFi adquiriu, em 2022, a argentina Technisys, que trouxe para a Galileo um portfólio de produtos, tornando-nos uma empresa one-stop-shop para serviços financeiros, que é toda a parte de banking.” Ou seja, a empresa atua tanto em toda parte invisível de infraestrutura para consumidor, quanto na visível que é a experiência do cliente como usuários dos serviços bancários. “Hoje, conseguimos criar um banco do zero e dotá-lo de condições de ganhar o engajamento e a principalidade do cliente por meio da hiperpersonalização. Existe atualmente uma grande gama de variáveis que se pode reunir por perfis para hipercustomizar não só a experiência, como também o produto, a entrega, a taxa, a tarifa, etc.”
Nesse aspecto, Abdul considera muito importante a construção da parte “invisível”, que está por trás de tudo. Na sua concepção, a tecnologia é fundamental para a habilitação dessas experiências personalizadas, e que está localizada na solução Cyberbank Core, onde se configura produtos e serviços para que a experiência bancária ou financeira, seja ela qual for, possa acontecer, na parte visível, onde a empresa tem o Cyberbank Digital, permitindo hiperpersonalizar.
Respondendo uma pergunta da audiência, sobre o papel do Brasil entre as apostas feitas pela Galileo para escalar neste ano nas Américas, Adbdul disse que enxergam mesmo um grande potencial do País, sem se esquecer de México, Colômbia e Argentina. “Minha chegada à empresa há um ano, vindo da Mastercard, e a aquisição da Technisys – que está já há 10 anos no País – apontam nessa direção. O Brasil é referência internacional em regulamentação que favorece muito a entrada de novos players, em um ambiente de competitividade que fez nossa indústria evoluir muito na última década. Além disso, é um país que tem um consumidor early adopter, ávido por testar novas tecnologias e soluções digitais em suas jornadas.”
Houve tempo para o executivo falar também sobre a oportunidade de modernizar o parque tecnológico dos grandes players tradicionais para acompanhar as fintechs. Ele também comentou o quanto o Brasil está à frente, até dos Estados Unidos, em sofisticações, como a de real timing payments (pagamentos instantâneos), entre outros assuntos. O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com às outras 1144 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,6 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.
A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (12), com o Especial Prêmio Latam 2025, debatendo o tema “Benchmark global: O espelho das boas práticas em cultura cliente”, reunindo Danilo Oliveira, diretor de marketing e performance do Efí Bank, Joice Silva, head de relacionamento com clientes na MRV, e Andrey Liberdi Vieira, diretor de business operations da Concentrix; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá, ainda dentro do Especial Prêmio Latam 2025, o tema “Benchmark global: o reconhecimento da evolução da cultura cliente”, reunindo Inácio Dantas, gerente de tecnologia e ciência de dados da Neoenergia, Paulo Alessandro, gerente de operação e relacionamento da BrasilCenter, Rodrigo Tavares, vice-presidente sênior de CX da RecargaPay, e Rodrigo Vendruscolo, coordenador de CX comercial da Claro.