Levantamento da empresa de inteligência sonora Soundthinkers aborda como o som será usado de maneira inovadora na vida e nos negócios
A Soundthinkers, sound company de inteligência sonora, anunciou o lançamento do “Soundtrends 2025”, estudo abrangente com previsões sobre como o som será utilizado de maneira inovadora e imersiva no cotidiano, gerando impacto na vida e nos negócios. “O relatório mostra como o som e a ausência dele podem ser um recurso poderoso para conectar marcas às pessoas, criando experiências imersivas e memoráveis, e como ele se torna uma ferramenta estratégica no relacionamento com o público”, afirmou Paulo Dytz, CEO e fundador da Soundthinkers.
Dividido em Silêncio, Sintético, Linguagem e Emoção, o levantamento combina dados e informações extraídas de pesquisas de mercado, análise de consumo e a expertise de especialistas da Soundthinkers. Entre os principais pontos do levantamento estão o silêncio e o ruído como aliados do bem-estar. Em um mundo repleto de estímulos constantes, o silêncio passa a ser considerado artigo de luxo, por isso, o aumento de espaços – públicos e comerciais – que prezam pelo silêncio, o crescimento de produtos com cancelamento de ruídos – como fones de ouvido – e ruídos que ajudam a relaxar, dormir, estudar e trabalhar serão tendências fortemente consideradas nos próximos anos.
De acordo com o executivo, “o Soundtrends 2025 não é apenas um relatório sobre as tendências emergentes, mas uma visão clara e estratégica sobre o que está por vir. Nosso objetivo é fornecer uma base sólida de insights para que, principalmente, grandes marcas e varejistas possam se preparar para os próximos anos quando se fala em Som e Inovação. A análise apresenta também insights sobre mudanças tecnológicas, comportamento do consumidor e o impacto da inteligência artificial na criação.’
Outro aspecto relevante está no segmento Sintético, que aborda a evolução da tecnologia, permitindo que a Inteligência Artificial imite com mais veracidade as nuances e complexidades da voz humana. “Com isso, o estudo destaca que plataformas e empresas devem investir ainda mais em tecnologia de IA para melhorar e personalizar a experiência do cliente, com interações únicas e mais eficientes, permitindo conversas em tempo real que podem engajar os consumidores, sempre prezando pela segurança”, garantiu Dytz.
O som vai além das palavras, é o que se discute no tema Linguagem. Ele carrega em si um imenso poder de comunicação, como é o caso dos podcasts. De acordo com o relatório Global Podcast Listener Forecast (2021-2025), estima-se que mais de 39 milhões de brasileiros escutam seus podcasts favoritos nas principais plataformas de áudio no Brasil. Algumas marcas, por exemplo, têm lançado os seus próprios podcasts como uma maneira de levar a experiência de marca aos seus consumidores. Sons virais, efeitos sonoros e visuais também estão presentes entre as principais tendências, muito utilizadas e visualizadas em redes sociais como Instagram e TikTok.
Por fim, a importância da escuta e o que ela é capaz de causar nas pessoas é o que se discute em Emoção. O som será um fator cada vez mais presente na vida do ser humano. Com isso, as marcas devem investir em ambientes sonoros em seus pontos de venda, incorporando músicas e paisagens sonoras para promover bem-estar, reduzir estresse, melhorar o foco, dentre outros fatores. Ainda neste cenário, é possível identificar que a música se tornará um instrumento de cura e paz interior, principalmente, com o crescente aumento nas pesquisas por Soundhealing e Soundtherapy, que reflete a busca do som como ferramenta de equilíbrio mental e emocional.
“Os atos de escutar e se conectar estão assumindo novas formas à medida que se criam maneiras mais inovadoras para as pessoas se relacionarem com o som. Essa evolução, que vai além da simples audição, promete crescer à medida que todos busquem por novas maneiras de encontrar equilíbrio, tranquilidade e bem-estar em um mundo cada vez mais acelerado”, concluiu o CEO.