A grande vencedora
A SPCom foi a empresa do setor mais premiada no XI Prêmio Abemd. Os cases Santander e Citibank levaram os troféus prata pela categoria BtoC – Vendas Serviços e Produtos Financeiros. O do Terra Networks foi premiado com o bronze pela categoria Relacionamento em Call Center/Telemarketing.
Já o case da AACD levou o ouro pela campanha “7º Teleton – Central de Atendimento de Doações” pela categoria Fund Raising – Central de Doações. Além disso, o projeto foi premiado também com o inédito troféu “Melhor dos Melhores do Telemarketing.
O reconhecimento veio pela excelente performance voluntária de todos funcionários da empresa, que se revezaram em turnos de 4, 6 e 8 horas, totalizando 810 chamadas simultâneas. “Para alcançarmos isso, o envolvimento de nossos funcionários foi fundamental”, conta emocionada a gerente de marketing da SPCom, Méia Parreira.
O melhor – O Teleton, no Brasil, é realizado pela AACD há seis anos e envolve ações anuais de captação de recursos para a construção/ampliação de Centros de Reabilitação. Vai ao ar com programação de 27 horas ao vivo transmitida nacionalmente pelo SBT e com participação solidária de artistas que estimulam doações do público.
Em 2004, a SPCom, de forma voluntária, estruturou a operação de telemarketing receptivo das doações acima de R$ 50,00, através de 0800. Para alcançar a marca de R$ 1 milhão em doações era preciso cumprir tempo médio de atendimento para evitar fila de espera e a conseqüente desistência do doador. A SPCom percebeu ser fundamental o envolvimento dos funcionários no projeto. Em parceria com a AACD, montou um mutirão, envolvendo palestras de conscientização, jogos com portadores de deficiência física, visitas às instalações da empresa, material promocional e ainda a presença da artista Ivete Sangalo, embaixadora do Teleton.
O planejamento da Central de Atendimento começou a ser executado com três meses de antecedência. Envolveu 750 PAs, em turnos de 4, 6 e 8 horas; equipe de 3.345 pessoas, todas voluntárias; e 27 canais E1, totalizando 810 chamadas simultâneas. Dos pouco mais de R$ 16 milhões doados, 11,03% foi realizado através 0800 que permitiu ainda capturar dados para a formação de uma base qualificada, com 25.260 nomes, para futuras ações de relacionamento com o doador.