O papel do supervisor é muito importante dentro de qualquer empresa, e a história não poderia ser diferente quando falamos da área de cobrança. Com o foco em atingir resultados, ou seja, negociar o máximo de dívidas possíveis, o trabalho de um colaborador pode ser desafiador. Para auxiliar de melhor forma esse funcionário, a empresa precisa estar consciente da importância de ter um supervisor preparado, como afirma Caroline Calaça, coach executiva. “O verdadeiro papel de um supervisor ao contrário do que se acredita não é controlar pessoas, e sim desenvolvê-las, avaliar indicadores de resultados e atuar sobre eles. Seu papel é fundamental, fazer com que a operação funcione e garantir que as metas de resultados propostos sejam alcançadas, desafiando e estimulando as pessoas e avaliando de perto a efetividade da abordagem para os resultados propostos”, esclarece.
Segundo Caroline, esse profissional deve garantir que a operação de cobrança aconteça com sucesso, mesmo que seu papel não seja operacional. Ele precisa ser “a ponte” entre os desafios operacionais e os intentos estratégicos da organização. “O grande desafio é atuar tão próximo da operação e não ser operacional, ou seja, desenvolver um olhar de gestor e capacidade de intervenções rápidas, não apenas como alguém que ´apaga incêndios´, mas como quem olha para o presente enxergando o futuro”, explica.
Além disso, a coach acredita que o supervisor tem papel importante na questão do turnover, já que, ao observar as necessidades de capacitação, podem estimular funcionários a utilizar ao máximo suas habilidades e competências. “Por estar tão próximo dos desafios vivenciados pelos operadores, pode e deve colaborar, fazendo o papel de intermediário entre a visão estratégica dos gerentes e as demandas de quem atua na ´ponta´ diretamente com o cliente”, comenta.