A vez do microcrédito

Uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério do Trabalho (MTb) resultou em dois novos produtos para a política de geração de trabalho e renda no país. O banco virtual de informações sobre as ações e atividades de microcrédito no Brasil, e o curso à distância para formação básica de agentes de crédito, que serão disponibilizados no início do próximo ano. 
Eles foram apresentados nesta quinta-feira (26), durante o VI Seminário Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, no campus da UnB, e fazem parte da pesquisa Análise de Boas Práticas e da Atividade de Microcrédito e de sua Integração com as Políticas de Geração de Trabalho e Renda.
“Esse trabalho mostra o empenho dos técnicos do MTb e de todos os militantes da área com objetivo de desenvolver ferramentas fundamentais para a economia social. E tem no MTb o protagonismo devolvido por meio da MP 820 para impulsionar  a política de microcrédito como fonte importante de geração de trabalho e de renda para as populações mais vulneráveis social e economicamente no Brasil”, ponderou Leonardo Arantes, secretário de Políticas Públicas de Emprego (SPPE).
O banco virtual de informações, desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Opinião Pública da Unb (DataUnB) em parceria com MTb, conta com um repositório de 702 arquivos entre os quais o PNMPO, o Marco Regulatório do Microcrédito, artigos direcionados para o setor, entre outros. Todo esse conteúdo será disponibilizado no site do MTb. Já o curso de formação será aplicado pela Escola do Trabalhador no âmbito do Programa Qualifica Brasil.
 De acordo com o coordenador da pesquisa, o diretor da DataUnb José Angelo, o documento mostrou a importância do microcrédito para a geração de trabalho e de renda no Brasil.  “Temos resultados muito satisfatórios. E não é apenas transferência de renda, como o Programa Bolsa Família, os beneficiários pagam juros, o valor principal e dão  garantias para obter o empréstimo. O retorno desse investimento é muito grande”, disse o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima